A recriação do Ministério das Comunicações e mais notícias de 11 de junho

As informações mais importantes do começo desta quinta-feira (11)

Da CNN
11 de junho de 2020 às 06:28 | Atualizado 11 de junho de 2020 às 10:02
 
A  volta do Ministério das Comunicações, determinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a abertura do processo de impeachment do governador Wilson Witzel, do Rio de Janeiro e a reabertura de shoppings em São Paulo são alguns dos destaques da manhã desta quinta-feira, 11 de junho de 2020.

Ministério das Comunicações

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recriou o Ministério das Comunicações e nomeou o deputado federal Fábio Faria (PSD) para ser o ministro responsável. A área das comunicações estava subordinada, desde 2016, ao Ministério da Ciência e Tecnologia. A Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) vai fazer parte deste novo ministério. O número 2 da pasta será Fábio Wajngarten, nomeado secretário-executivo.

Wilson Witzel

Os deputados do estado do Rio de Janeiro aprovaram por unaminidade a abertura do processo de impeachment do governador Wilson Witzel (PSC). Regras para o andamento do processo devem ser divulgadas no diário oficial nesta sexta-feira (12). Witzel é acusado de envolvimento em fraudes na secretaria de saúde do Estado.

Inquérito das fake news

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai retomar, na próxima quarta-feira (17), o julgamento que apura a origem de notícias falsas e ataques aos integrantes da corte. Nessa quarta-feira, o ministro Edson Fachin votou para que a investigação deve continue

MP dos reitores

O presidente Jair Bolsonaro disse que pode derrubar a medida provisória que dá autonomia ao Ministro da Educação, Abraham Weintraub, para indicar reitores das universidades federais. A MP foi alvo de críticas por interferir na autonomia das universidades, que é garantida pela constituição.

Reabertura em São Paulo

Começa, nesta quinta-feira (11), a abertura dos shoppings da capital paulista, após permanecerem fechados por mais de dois meses devido à pandemia do novo coronavírus. Na quarta-feira (10), o estado de São Paulo bateu recorde de mortes pela Covid-19 pelo segundo dia seguido. Em 24 horas foram registrados 340 óbitos. 

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

(Edição: Sinara Peixoto)