STF julga se mantém Weintraub no inquérito das fake news e mais de 12 de junho

As informações mais importantes do começo desta sexta-feira (12)

Da CNN
12 de junho de 2020 às 06:33

 

A análise do pedido de exclusão de Abraham Weintraub do inquérito das fake news, o veto ao pagamento de mais duas parcelas do auxílio emergencial e os números da Covid-19 no Brasil são alguns dos destaques da manhã desta sexta-feira, 12 de junho de 2020.

Covid-19

O Brasil passou das 40 mil mortes e 800 mil casos confirmados de Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram notificadas 1.239 mortes provocadas pelo novo coronavírus. Nesta sexta-feira (12), o país deve passar o Reino Unido e se tornar o segundo no mundo com mais mortos pela doença, atrás apenas dos Estados Unidos.

Bolsonaro

Durante uma live transmitida na quinta-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro disse que o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta divulgava números fictícios de vítimas da Covid-19 durante a gestão dele. O presidente ainda ironizou os conselhos do ex-ministro para que a população ficasse em casa.

Auxílio emergencial

Bolsonaro anunciou que vai vetar o pagamento de mais duas parcelas de R$ 600  do auxílio emergencial, sob o risco da dívida do país ficar impagável. Ele afirmou que a proposta do governo é pagar duas parcelas de R$ 300 aos trabalhadores informais e desempregados.

Weintraub

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve começar a analisar nesta sexta-feira (12) o pedido para que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, seja excluído do inquérito das fake news. O habeas corpus foi apresentado pelo ministro da Justiça, André Mendonça, após vir a público que Weintraub defendeu a prisão de ministros do STF na reunião ministerial do dia 22 de abril.

Filipe Martins

Newsletter

O novo ministro das Comunicações, Fábio Faria, convidou o olavista Filipe Martins, atual assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, para comandar a área de comunicação digital do Ministério. Segundo o analista da CNN Igor Gadelha, a ideia é de que Filipe também cuide da relação direta com a imprensa.  
   

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

(Edição: Sinara Peixoto)