Prisão de Sara Winter, consulta a auxílio do FGTS e mais da tarde de 15 de junho

5 Fatos Tarde, apresentado por Luciana Barreto, repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN
15 de junho de 2020 às 12:48

A prisão da ativista Sara Winter, a consulta ao pagamento emergencial do FGTS e a reação do mercado financeiro ao anúncio da saída do secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta segunda-feira, 15 de junho de 2020.

Sara Winter

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta segunda-feira, a ativista Sara Winter, líder do movimento chamado "300 do Brasil", que acampou por semanas em brasília em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Sara também é investigada pela Polícia Federal no inquérito que apura fake news e ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Mercado financeiro

O mercado financeiro iniciou a semana agitado após o anúncio da saída do secretário do Tesouro, Mansueto Almeida. Investidores estão preocupados com o futuro da equipe econômica no governo. A cotação do dólar abriu em forte alta e a bolsa de valores iniciou o pregão em queda. Em entrevista à CNN, Mansueto disse que sua saida não altera a direção da politica de ajuste fiscal do governo e que fará uma transição harmônica até agosto, quando deixa o cargo.

Impeachment de Witzel 

O processo de impeachment contra o governador Wilson Witzel (PSC) foi publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial do Rio de Janeiro. As bancadas de todos os partidos com representação na assembleia legislativa do estado têm 48 horas pra indicar os representantes que farão parte da comissão especial, que vai decidir se aceita ou não o pedido de impeachment do governador. Se aprovado, Witzel será afastado por 180 dias.

FGTS emergencial

A Caixa Econômica Federal liberou a consulta ao pagamento emergencial do FGTS  para quem tem conta ativa ou inativa. Os trabalhadores podem verificar o valor e a data que o recurso será creditado através do site e da central telefônica da caixa. O pagamento começa a ser feito no dia 29 de junho através apenas da poupança social digital do banco. Todos os trabalhadores com saldo no fundo terão os recursos automaticamente liberados, até o limite de R$ 1.045.

Jorge Oliveira

Em entrevista à CNN, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira, disse que não descarta ser indicado a uma vaga no STF, mas afirmou que torce pelo ministro da Justiça, André Mendonça. Oliveira também analisou a situação do ministro da educação, Abrahan Weintraub, investigado pelas declarações feitas na reunião ministerial de 22 de abril sobre ministros do STF. Ele classificou as falas como parte da opinião pessoal do colega. O ministro também defendeu harmonia entre os poderes, dizendo que todos devem ser respeitados.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

(Edição: Sinara Peixoto)