Maioria do STF mantém Weintraub no inquérito das fake news e mais de 16 de junho

As informações mais importantes do começo desta terça-feira (16)

Da CNN em São Paulo
16 de junho de 2020 às 06:32
 

O voto da maioria do Supremo Tribunal Federal para manter o ministro da Educação, Abraham Weintraub, no inquérito das fake news e o decreto de Trump para reformar a polícia norte-americana são alguns dos destaques da manhã de 16 de junho de 2020.

Inquérito das fake news

A maioria do Supremo Tribunal Federal votou para manter o ministro da Educação como investigado no inquérito das fake news. Os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Rosa Weber, Celso de Melo e Carmem Lúcia acompanharam o entendimento do relator do caso, o Edson Fachin. Ainda faltam os votos de cinco ministros da Corte.

Silêncio

Sara Winter, presa pela Polícia Federal na segunda-feira (15), permaneceu em silêncio ao ser questionada pela PF sobre ameaças ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. No depoimento, que a CNN teve acesso em primeira mão, Sara negou que tenha participado do foguetório contra a sede do Supremo no fim de semana.

Covid-19

O mundo ultrapassou a marca de 8 milhões de casos confirmados do novo coronavírus. Os Estados Unidos seguem sendo o país com mais infecções e mortes. O Brasil é o segundo colocado.

Estados Unidos

Donald Trump assinará, nesta terça-feira (16), um decreto para reformar a polícia norte-americana. A medida é executada depois de quase três semanas de protestos em todo país pela morte de George Floyd, assassinado por um policial branco durante uma abordagem. A discussão sobre racismo e violência policial se intensificou após a morte de outro homem negro em Atlanta, na semana passada.

Mandetta

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta disse que a fala do presidente Jair Bolsonaro sobre invadir hospitais para checar se os leitos estão vazios ou ocupados foi "covarde". Mandetta também criticou a presença de militares no Ministério da Saúde. 

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

(Edição: Sinara Peixoto)