PGR analisa carta de Heleno com críticas ao STF e mais da tarde de 25 de junho

5 Fatos Tarde, apresentado por Luciana Barreto, repercute principais notícias do Brasil e do mundo 

Da CNN
25 de junho de 2020 às 13:14 | Atualizado 25 de junho de 2020 às 13:41

A abertura de apuração sobre a nota do ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, a operação que mirou pagamento de propinas e fraudes em contratos da Eletronuclear e a decisão sobre o habeas corpus a pedido da defesa do senador Flávio Bolsonaro estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta quinta-feira, 25 de junho de 2020.

Augusto Heleno

O procurador-Geral da República, Augusto Aras, determinou a abertura de uma apuração preliminar para verificar a conduta do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, na edição da chamada "nota à nacão brasileira". No texto, ministro do GSI se manifestou com tom de ameaça sobre a decisão do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que encaminhou, para análise do PGR, um pedido de apreensão dos celulares do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do filho dele Carlos Bolsonaro.

Operação Fiat Lux

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal cumprem 18 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão temporária nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal. A Operação Fiat Lux é mais um braço da Lava Jato e investiga o pagamento de propinas e fraudes em contratos da Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras para construção de usinas termonucleares no Brasil. Entre os alvos dos mandados de prisão está o ex-ministro de Minas e Energia Silas Rondeau, que atuou no governo do ex-presidente Lula.

Flávio Bolsonaro

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro julga, nesta tarde, um habeas corpus a pedido da defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). Caso o recurso seja aceito, o andamento da investigação que apura esquemas de corrupção na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro será alterado. A decisão que sustentou a prisão de Fabrício Queiroz também pode ser anulada. A relatora do habeas corpus é a desembargadora Suimei Cavalieri, a mesma que negou o pedido da defesa de Queiroz para que ele fosse transferido para prisão domiciliar.

Weintraub 

O Conselho de Ética do Banco Mundial afirmou que não tem poder para suspender o processo de indicação de Abraham Weintraub para diretor executivo da organização. No entanto, alertou que o ex-ministro será cobrado pelos mais altos padrões de integridade e ética em sua conduta pessoal e profissional, caso assuma o cargo.

Taxa de contágio

Um levantamento da CNN apontou que a taxa de contágio da Covid-19 voltou a subir após três semanas seguidas de desaceleração. A conclusão tem como base informações da plataforma Covid-19 Analytics, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e da Fundação Getulio Vargas (FGV). É a nona semana consecutiva em que o Brasil apresenta taxa acima de 1, o que indica que a transmissão do novo coronavírus ainda está fora de controle.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br 

(Edição: Sinara Peixoto)