Comércio de rua reabre hoje no Rio de Janeiro


Camille Couto Da CNN, no Rio
27 de junho de 2020 às 11:39


O comércio de rua e salões de beleza voltam a abrir as portas a partir deste sábado (27) na cidade do Rio de Janeiro.  A reabertura do comércio de rua ocorre antes da data prevista para o dia 2 de julho

Os comerciantes devem evitar aglomeração, disponibilizar álcool em gel na entrada e o uso de máscara é obrigatório tanto para funcionários como para clientes.

As medidas estão sendo chamadas de “regras de ouro” da Vigilância Sanitária. Os salões de beleza que funcionam em lojas de rua também vão reabrir as portas. A reabertura prevê agendamento prévio, reforço na higienização dos utensílios e do ambiente e a proibição de mais de um serviço por cliente, o mesmo protocolo dos salões de shoppings. O horário de funcionamento do comércio nesta primeira etapa é de 11h às 17h. 

Em um dos principais polos do comércio de rua da cidade, o Saara, localizado no centro da cidade, nem todas as lojas devem reabrir, alguns comerciantes optaram por só retornar no começo da próxima semana. 

Segundo o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro - SindilojasRio e do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro -CDLRio, Aldo Gonçalves - “depois de mais de 100 dias fechado, acumulando prejuízos e dificuldades, o comércio está pronto e ansioso para voltar a funcionar. Serão respeitados todos os protocolos de segurança para garantir a segurança e o bem-estar de clientes e equipes de funcionários". 

Para a próxima semana está prevista a abertura de bares e restaurantes e existe a expectativa para a liberação do banho de sol nas areias das praias. Segundo o prefeito Marcelo Crivella, a previsão é que as praias só sejam liberadas a partir do dia 10 de julho.

Como a CNN vem mostrando, apesar da proibição, muitas pessoas desobedecem às regras e ocupam a areia para praticar exercícios físicos ou tomar banho de sol. A prática de esportes na orla só está permita apenas de forma individual, seja no calçadão ou no mar.  A polícia militar e guarda municipal tem realizado inspeções nas praias todos os dias, com reforço nos finais de semana.