Tensão entre militares e Gilmar Mendes e mais da noite de 13 de julho

Assista ao 5 Fatos Noite apresentado pela âncora da CNN Daniela Lima

Da CNN, em São Paulo
13 de julho de 2020 às 19:51 | Atualizado 13 de julho de 2020 às 19:57

A nota de repúdio contra Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e as inscrições de voluntários para os testes de uma das possíveis vacinas contra a Covid-19 estão entre os destaques do 5 Fatos Noite desta segunda-feira, 13 de julho de 2020.

Militares x Gilmar Mendes

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e os comandantes das três Forças Armadas divulgaram uma nota de repúdio contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que criticou a gestão da Covid-19 ao dizer que os militares, que estão no comando da Saúde, podem ter se associado a um genocídio. O ministro da Defesa pediu que a Procuradoria Geral da República apure o episódio, que causou muito incômodo entre os militares.

CPMF

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou hoje que o Congresso terá de discutir a reforma tributária mais cedo ou mais tarde, inclusive o retorno da CPMF. Mourão disse que o tema deverá ser enfrentado "sem preconceitos".

Amazônia

A pesquisadora responsável pelos programas que monitoram o desmatamento da Amazônia Legal foi exonerada nesta segunda. Lubia Vinhas era coordenadora-geral de Observação da Terra no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A demissão ocorreu em meio a forte pressão econômica e externa por mudanças na gestão ambiental.

Vacina contra Covid-19

As inscrições de voluntários para os testes da Coronavac, uma das vacinas contra a Covid-19 que está em desenvolvimento, começaram nesta segunda-feira. Ela deverá ser testada em nove mil voluntários em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, Rio Grande do Sul e Paraná.

Naya Rivera

A polícia da Califórnia, nos Estados Unidos, confirmou que encontrou o corpo da atriz Naya Rivera. Segundo as autoridades, não há sinais de suicídio. Ela desapareceu na semana passada durante um passeio de barco com o filho de quatro anos. Naya ficou conhecida por interpretar Santana Lopez na série Glee, que foi ao ar entre 2009 e 2015.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.