Serra catarinense registra frio de 8ºC negativos

Centro da massa de ar popular que derrubou temperaturas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul nesta quarta se direciona para o oceano

Diego Freire, da CNN, em São Paulo
16 de julho de 2020 às 01:50
Geada na serra catarinense, na região de São Joaquim, em 15 de julho de 2020
Foto: Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer/ Climaterra/ Reprodução

A passagem de uma massa de ar polar derrubou as temperaturas na região Sul do Brasil nesta quarta-feira (15). Na madrugada de quarta, o município catarinense de Bom Jardim da Serra, localizado na região de São Joaquim, a cerca de 230 quilômetros da capital Florianópolis, registrou uma temperatura de - 8,1ºC, segundo dados do Epagri-Ciram, órgão de monitoramento ambiental e meteorológico do governo de Santa Catarina.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a madrugada do dia 15 foi a mais fria de praticamente todas as áreas do Rio Grande do Sul e do Brasil em 2020. Nesta quinta (16), há expectativa de que o frio seja menos intenso, à medida em que o centro de ar frio já está sobre o oceano e começa a se afastar do Brasil. 

O site Climatempo registrou a madrugada mas fria do ano em Porto Alegre (com mínima de 2,7ºC, segundo o Inmet - clima ainda mais frio que o do dia anterior, quando a capital gaúcha registrou 3,6ºC).

Florianópolis também teve uma quarta-feira gelada, com mínima 8,4ºC, pela medição automática do Inmet.