Campinas retorna à fase laranja e reabre comércio nesta segunda

Anúncio de avanço de fase foi feito pelo governador João Doria na sexta-feira (24) durante coletiva do governo do estado no Palácio dos Bandeirantes

Henrique Andrade, da CNN, em São Paulo
27 de julho de 2020 às 09:53
Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas (SP), recebeu certificação para realizar testes da COVID-19
Foto: Divulgação

A cidade de Campinas retorna à fase laranja a partir desta segunda-feira (27), com a reabertura do comércio de rua e de shoppings. O anúncio de avanço de fase foi feito pelo governador João Doria na sexta-feira (24) durante coletiva do governo do estado no Palácio dos Bandeirantes.

“Estamos classificados na cor laranja e o comércio poderá reabrir. É fundamental que todos tenham responsabilidade, que não aglomerem, que tomem as medidas sanitárias de higiene e que usem máscara.”, disse o prefeito Jonas Donizette.

Leia mais:
Governo de SP diminui restrições nas regiões de Campinas, Araraquara e Araçatuba
Transferência de pacientes para SP nos deu uma 'folga', diz prefeito de Campinas

O decreto 20.901 autoriza o funcionamento do comércio de rua das 12h às 16h de segunda a sexta, e das 9 às 13h nos finais de semana. Os shoppings também podem voltar a funcionar todos os dias, das 16 às 20h, sem reabrirem as praças de alimentação.

Todos os estabelecimentos só podem funcionar com 20% de sua capacidade, disponibilizando álcool em gel para funcionários e clientes, além de seguir os protocolos de saúde, como uso de máscaras e distanciamento social. Os estabelecimentos que não cumprirem as regras estão sujeitos à multa de R$ 1.446,44.

Campinas também permitiu a autorização de serviços de entretenimento, como cinemas e teatros, e eventos religiosos no sistema de drive-in, no qual às pessoas devem permanecer dentro de seus carros. Os interessados em organizar esse tipo de evento devem obter alvará.