Vale do Ribeira tem piora em indicadores da Covid-19 e alerta governo de SP

Em Registro, principal cidade da região, houve aumento das internações e ocupação de leitos de UTI chega a 80%; casos do novo coronavírus sobem 163%

Murillo Ferrari da CNN, em São Paulo
30 de julho de 2020 às 14:37 | Atualizado 30 de julho de 2020 às 15:27

A região do Vale do Ribeira, onde estão cidades como Registro, Iguape e Cajati, é a que mais preocupa o governo de São Paulo em razão da piora nos índices relacionado à pandemia do novo coronavírus.

Em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes nesta quinta-feira (30) a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, afirmou que essa é área do estado que “inspira mais cuidados no momento”.

“Em Registro, houve aumento das internações, a ocupação de leitos chega a 80%, com aumento de casos de 163% e um aumento muito preocupante no número de óbitos”, disse a secretária.

Ela disse ainda que o Plano SP, usado pelo governo para determinar a retomada de atividades econômicas, tem gatilhos que permitem também endurecer as medidas restritivas, se necessário.

Assista e leia também:

Governo cria 'margem de segurança' para mudança de fase no Plano SP

São Paulo ultrapassa meio milhão de casos de Covid-19

Atualmente, o Vale do Ribeira está na fase amarela (3) do Plano SP, que dividiu o estado em 22 regiões e sub-regiões, reunindo grupos de municípios sujeitos às mesmas regras.

As fases de restrições e flexibilizações do funcionamento de serviços, comércios e atividades variadas são divididas em  vermelha (1), a mais grave, laranja (2), amarela (3), verde (4) e azul (5).

"A gente tem as classificações extraordinárias. É possível, sim, ir do amarelo diretamente para o vermelho. Não vou antecipar, mas a gente está monitorando tudo que é possível fazer e, se for necessário, amanhã [sexta-feira] a gente vai fazer uma classificação extraordinária para a região", completou.

A possibilidade de uma regressão também foi destacada também por Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional, que, ao lado do secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, esteve na cidade de Registro na manhã desta quinta.

A secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patricia Ellen, não descarta uma regressão de fase do Vale do Ribeira no Plano SP em razão da piora nos indicadores
Foto: CNN - 17.jun.2020

“Dialogamos com prefeitos da região do Vale do Ribeira e do litoral sul. Estão todos empenhados e mobilizados no isolamento social para arrefecer esses números”, disse Vinholi. O secretário afirmou que o governo paulista ampliou a capacidade hospitalar da região em 65% para enfrentar a situação crítica.

Balanço diário

Na mesma entrevista, secretário-executivo da Secretaria de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro, atualizou os dados da pandemia de Covid-19 no estado.

Nas últimas 24 horas, foram registrados 14.809 casos e 321 mortes no estado causados pelo novo coronavírus. Ao todo, já são 529.006 infectados em São Paulo e 22.710 mortes.

Ribeiro afirmou que a ocupação de leitos de UTI está em 65,1% no estado e em 62,9% na Grande São Paulo. Além disso, 349.287 já se recuperaram da doença, dos quais 67.799 receberam alta hospitalar.