Tornado em SC deixa 16 pessoas feridas e mais de 800 desabrigadas

Dez cidades foram afetadas pela chuva e ventania entre a noite de sexta-feira e a madrugada deste sábado

Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo
15 de agosto de 2020 às 14:41 | Atualizado 15 de agosto de 2020 às 16:25

Ao menos 16 pessoas ficaram feridas em Santa Catarina, duas delas em estado grave, depois da passagem de um tornado pelo estado entre a noite de sexta-feira (14) e a madrugada deste sábado (15).

As principais cidades atingidas foram Vargem Bonita, Catanduvas, Água Doce, Tangará e Ibicaré, na região oeste do estado.

Assista e leia também:

Ciclone, tufão, furacão, tempestade: a diferença entre esses fenômenos naturais
Relembre: 'Ciclone bomba' causa mortes e estragos no Sul

 

Destruição causada por tornado em Santa Catarina; ao menos 16 pessoas ficaram feridas
Foto: Reprodução

De acordo com informações preliminares da Defesa Civil do estado, ao menos 830 pessoas estão desabrigadas e 115 desalojadas. Ainda chove forte em toda a região.

Além dos ventos fortes, uma intensa chuva de granizo danificou espaços públicos, casas e empresas. Ao menos 27 imóveis foram totalmente destruídos e outros 2 mil sofreram algum tipo de dano. 

Estragos

O metereologista André Madeira falou sobre o fenômeno, em entrevista à CNN na tarde deste sábado. "Essas instabilidades perderam força e avançaram para o Paraná. Em Santa Catarina não esperamos novas ocorrências de tornados".

A tendência é de chuvas fortes na próxima semana no Paraná. "Tem duas frentes frias chegando. A que chega no domingo (16) vai ficar quase parada sobre o Estado, provocando bastante chuva, principalmente sobre o leste. Não tanto vento, quanto teve em Santa Catarina. No fim da semana, tem chegada de outra frente fria, com mais nuvens carregadas para o Estado e chuvas volumosas", prevê. 

(Com informações de Iara Maggioni, da CNN, em Curitiba)