Receita médica digital passa a valer a partir de hoje e mais de 21 de agosto

5 Fatos Tarde, apresentado por Luciana Barreto, repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN
21 de agosto de 2020 às 12:57

O início do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o pedido para derrubar uma regra sobre a prestação de contas dos partidos, a receita médica digital e a neve na região Sul do país estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta sexta-feira, 21 de agosto de 2020.

Receita médica digital

Começa a valer nesta sexta-feira (21) a receita médica digital. O dispositivo foi promulgado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e libera receitas médicas apresentadas em suporte digital. Para que sejam válidas, as prescrições devem ter assinatura eletrônica ou digitalizada do profissional responsável. A medida é válida durante a pandemia da Covid-19 no país.

Frio no Sul

Cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram neve entre a tarde de quinta-feira (20) e madrugada desta sexta-feira (21) com temperaturas chegando a -8°C. A expectativa é de mais geada e neve nas próximas horas e no fim de semana.

Votação no STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia o julgamento de um pedido formulado por 17 partidos para derrubar uma regra sobre a prestação de contas das siglas. A avaliação do tribunal vai começar com a leitura do voto do relator, o ministro Gilmar Mendes, e os demais ministros devem votar ao longo da próxima semana.

Covid-19

O Ministério da Saúde passou a exigir que hospitais particulares, assim como os públicos, registrem as informações sobre todas as internações na rede durante a pandemia da Covid-19 em todo o território nacional. A obrigatoriedade atende uma recomendação expedida em maio, por procuradores da república de São Paulo e do Rio de Janeiro, de forma que os registros sejam feitos diariamente no sistema unificado do Ministério da Saúde.

Nasa 

Pesquisadores da Nasa monitoram o crescimento gradual de uma espécie de "buraco" no campo magnético que protege a Terra, conforme a agência espacial americana divulgou nesta semana. O campo magnético da terra protege o planeta de partículas de radiação vindas do sol.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

(Edição: André Rigue)