Unicamp encerra inscrições para vestibular 2021 nesta terça-feira (8)


Estadão Conteúdo
08 de setembro de 2020 às 11:26
Inscrições para vestibular 2021 da Unicamp serão encerradas na terça-feira (8)

Inscrições para o vestibular 2021 da Unicamp serão encerradas nesta terça-feira (8) às 23h59

Foto: Divulgação/ Thomaz Marostegan/ Unicamp

As inscrições para o vestibular 2021 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) terminam nesta terça-feira (8). Os interessados devem acessar o site da comissão organizadora (Comvest) e preencher o formulário com dados atualizados até as 23h59. A inscrição custa R$ 170, caso o vestibulando não seja contemplado pela isenção da taxa.

A universidade paulista oferece 3.237 vagas em cursos de graduação. Destas, 639 seriam destinadas inicialmente para a seleção de candidatos por meio de notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, em caráter excepcional, a instituição cancelou este vínculo devido à incompatibilidade entre calendários.

As vagas estão distribuídas em 69 cursos oferecidos nos campi de Campinas (SP), Limeira (SP) e Piracicaba (SP). A Comvest afirma que o processo vai considerar as dificuldades educacionais impostas pela crise sanitária e entre as medidas adotadas no exame está a diminuição no total de questões de múltipla escolha – de 90 para 72 – além de redução da lista de livros obrigatórios.

Como fazer a inscrição?

Os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição disponível na página da Comvest. A comissão aceitará somente inscrições que tenham sido completadas e tenham gerado boleto até as 23h59 desta terça.

Será aceita apenas uma inscrição por CPF, tanto de candidatos pagantes da taxa de inscrição, como dos isentos. No momento do cadastro, o candidato deverá informar o número de um documento de identificação com foto, a ser apresentado nos dias de prova.

Assista e leia também:

Veja as datas dos principais vestibulares paulistas em 2021

USP e Unicamp sobem no ranking de melhores universidades do mundo

Por calendário, Unicamp não vai usar Enem como processo seletivo em 2021

É possível fazer até duas opções de curso, desde que sejam agrupados dentro da respectiva área de conhecimento: Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas; Ciências Humanas/Artes.

Após o preenchimento do formulário de inscrição, os candidatos deverão pagar a taxa de inscrição até a quinta-feira (10) em qualquer agência bancária ou através da internet.

O boleto para o pagamento da taxa será emitido ao final do preenchimento do formulário. Junto com o boleto, será gerado o comprovante de inscrição, em que constará o número de inscrição. Os candidatos isentos são dispensados do recolhimento da taxa, mas devem guardar o comprovante e o protocolo de alteração de dados, caso haja.

Candidatos pagantes deverão obrigatoriamente consultar a situação da inscrição na página da Comvest para assegurar que não houve nenhum problema com o recebimento do valor.

A confirmação da inscrição estará disponível para consulta a partir de três dias úteis após o pagamento da taxa. Para essa consulta, o estudante precisará usar a senha criada no momento da inscrição.

Novos locais de prova

Além das 31 cidades paulistas que receberam provas do vestibular anterior, a Comvest incluiu outras duas do estado com objetivo de evitar aglomerações de estudantes e para reduzir deslocamentos: Barueri (SP) e Fernandópolis (SP).

A Unicamp manteve também a prova em São Paulo e mais cinco capitais estaduais: Salvador (BA), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Fortaleza (CE).