Criação do Renda Brasil é descartada e mais notícias da tarde de 15 de setembro


Da CNN
15 de setembro de 2020 às 13:23

A decisão do governo de descartar a criação do Renda Brasil e a operação da Polícia Federal contra tráfico de partes de animais exóticos estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta terça-feira, 15 de setembro de 2020.

Renda Brasil

O governo federal desistiu da criação do Renda Brasil, programa que iria unificar os programas sociais, como o Bolsa Família. Pelas redes sociais, o presidente afirmou que "está proibido se falar em renda Brasil" até 2022. A decisão foi anunciada após avaliação de que a PEC do pacto federativo poderia congelar o pagamento de aposentadorias por dois anos para o financiamento do novo programa.

Operação da PF 

A Polícia Federal realiza uma operação contra o tráfico de partes de animais exóticos, principalmente a comercialização ilegal de marfim, material extraído de dentes de elefantes. Onze mandados de busca e apreensão são cumpridos na cidade de São Paulo.

Efeito da Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esclareceu que são falsas as informações que circulam nas redes sociais de que o uso de termômetros infravermelhos traria riscos aos seres humanos. Segundo a agência, circula pela internet o boato de que os termômetros, quando direcionados para a testa, fazem mal à região da glândula pineal - o que não é verdade.

Vacina emergencial 

Os Emirados Árabes unidos aprovaram o “uso emergencial” de uma potencial vacina contra o novo coronavírus da chinesa Sinopharm para trabalhadores da linha de frente. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde do país. A fase 3, com testes da vacina em humanos, ainda não foi concluída.

Educação

A Organização Mundial da Saúde (OMS), junto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, publicaram uma atualização do guia sobre a retomada das aulas e a reabertura de escolas ao redor do mundo em meio à pandemia do novo coronavírus. Segundo o documento, a suspensão de atividades presenciais só deve ser considerada pelos locais que não podem operar com segurança e não têm alternativas.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br