Escritório de Ricardo Barros é alvo do MP e mais notícias de 16 de setembro

5 Fatos Tarde, apresentado por Luciana Barreto, repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN
16 de setembro de 2020 às 13:16

A ação no escritório do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), a operação contra fraudes na saúde em Pernambuco e a posse de Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta quarta-feira, 16 de setembro de 2020.

Ricardo Barros

O Ministério Público do Paraná cumpre um mandado judicial de busca e apreensão no escritório do deputado federal e líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), em Maringá, no Norte do Paraná. As investigações começaram em 2019 e apuram a compra de usinas eólicas, entre 2011 e 2014, em contratos firmados pelo deputado com uma empresa do setor de energia e que teriam facilitado o desvio de verbas públicas.

Operação em PE

A Polícia Federal em Pernambuco cumpre, nesta quarta-feira (16), mandados nas secretarias de Saúde do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, dentro de uma investigação que apura supostas irregularidades em contratos relacionados ao combate à Covid-19. Segundo a PF, os desvios somam R$ 57 milhões.

Posse de Pazuello

O general Eduardo Pazuello toma posse no Ministério da Saúde nesta quarta-feira (16), depois de cinco meses como interino no cargo. Segundo a colunista Basília Rodrigues, com a efetivação, o general pretende assumir uma postura que a condição de interino o inibia: quer falar mais com a população e tem noção de que a imprensa é um dos principais canais. Para isso, Pazuello fez um treinamento de mídia antes da posse.

Desmatamento 

Uma coalizão formada por 230 representantes do agronegócio, de entidades não-governamentais e outros setores apresentou ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e autoridades federais um pacote de seis ações a serem adotadas para buscar a redução rápida e permanente do desmatamento no Brasil, especialmente na área da Amazônia Legal. O documento sugere que a redução do desmatamento no curto prazo é de fundamental importância para o país.

Covid-19

Os casos do novo coronavírus na Índia ultrapassaram a marca de 5 milhões nesta quarta-feira (16), com um salto em um único dia de mais de 90 mil novas infecções registradas, segundo dados do Ministério da Saúde do país. A Índia é a segunda nação do mundo a ultrapassar a marca de 5 milhões de casos acumulados, depois dos Estados Unidos, que atualmente somam 6,6 milhões de registros desde o início da pandemia.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

(Edição: André Rigue)