Pantanal: secretário do MS fala em 'concentração de esforços' contra incêndios

Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, detalhou ações com ajuda do governo federal para preservar bioma

Da CNN
19 de setembro de 2020 às 10:36

A quantidade de focos de incêndio no Pantanal une esforços de autoridades estaduais e federais para a preservação do bioma. Segundo o secretário do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, além dos recursos enviados pela União, demais estados também mandaram ajuda para o combate aos focos de calor na região. 

"As equipes têm trabalhado permanentemente [no combate ao fogo no Pantanal]. Hoje recebemos um helicóptero do governo de Minas Gerais. Ontem, o governo do Paraná nos mandou 39 brigadistas e oito caminhões-pipa. Existe uma concentração de esforços para que a gente tenha infraesturura para combater [os incêndios]", disse Verruck em entrevista à CNN no sábado (19).

Na semana passada, o Mato Grosso do Sul declarou estado de emergência. Segundo Verruck, todos os 79 municípios registram focos de incêndio.

"A maior gravidade é no Pantanal e na unidade de conservação Alto Taquari, na divisa com o estado do Mato Grosso. Com a participação do governo federal e o recurso que recebemos de maneira emergencial, estamos numa situação muito diferente da anterior", afirmou sobre o registro de redução nas áreas queimadas.

Leia também:

Pantanal atinge maior taxa histórica de queimadas em 2020
Senado instala comissão para acompanhar incêndios no Pantanal
Área queimada no Pantanal equivale a 3 milhões de estádios do Maracanã

Para o secretário, a ciência ajudará na orientação de políticas para a prevenção de incêndios no Pantanal.

"Quando falamos em prevenção, pensamos na parte de educação ambiental. Mas temos que ter um planejamento de prevenção e estamos trabalhando em conjunto com a academia. (...) A ciência pode ajudar muito, porque precisamos ter um grande plano de estruturação de prevenção com metodologias adequadas. Hoje, elas não existem ou não estão claramente definidas", afirma.