Dia do Nordestino: Baião de dois e carne de sol de picanha fazem sucesso em SP

A data foi escolhida em homenagem ao poeta, cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré

Da CNN
08 de outubro de 2020 às 14:27

Comemorado nesta quinta-feira (8), o Dia do Nordestino homenageia a cultura e a tradição da região. A data foi escolhida em homenagem ao poeta, cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré (1909-2002), e chegou aos topo dos trending topics no Twitter Brasil.

Nordestino, o comerciante Vicente Nonato da Silva contou à CNN, nesta quinta, que o tradicional baião de dois é o favorito entre os clientes que visitam seu quiosque no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo.

Leia e assista também:

ONG Amigos do Bem leva trabalho, renda e educação para o sertão nordestino
Há um abismo no Nordeste brasileiro? Segundo simulador de voo da Microsoft, sim
Paola Carosella, Felipe Bronze: chefs famosos com pratos de até R$50 no delivery

Baião de dois é favorito em Centro de Tradições Nordestinas
Seu Vicente prepara baião de dois no Centro de Tradições Nordestinas
Foto: CNN Brasil (8.out.2020)

Segundo estimativa dele, os pedidos pelo prato tradicional equivalem a 90% de toda a demanda. O sucesso está na mistura de sabores, explica.

"É um prato tradicional, que dá a junção de vários ingredientes. Aqui chama-se baião de dois, mas na 'terrinha', é só arroz com feijão", disse ele, que afirmou ter incrementado na receita. "Coloquei algo a mais: queijo coalho, jabá desfiado, coentro", descreveu.

Para acompanhar, mandioca frita e dois tipos de carne de sol – uma delas, a especialidade do Seu Vicente, como o nordestino é chamado.

"Temos a carne de sol tradicional, que todos fazem com coxão mole, e, como sou um pouco mais ousado, [temos] a de picanha. Como virou uma carne nobre, passei a fazer também, então tenho dois tipos", explicou. 

(Edição: Leonardo Lellis)