Flexibilização em São Paulo, aumento do IPCA e mais da tarde de 9 de outubro

5 Fatos Tarde repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN
09 de outubro de 2020 às 14:20

A evolução de seis regiões do estado de São Paulo, incluindo a capital, à fase verde do plano de flexibilização da quarenenta e o aumento de 0,64% no IPCA medido em setembro estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta sexta-feira, 9 de outubro de 2020.

Fase verde

A região metropolitana de São Paulo e outras cinco regiões do estado avançaram para a fase verde do plano de flexibilização da quarentena. Com isso, aumenta a capacidade de ocupação dos estabelecimentos como comércio, bares e restaurantes passa para 60%.

Kassio Nunes

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Simone Tebet (MDB), escolheu o líder do partido na Casa, Eduardo Braga, como relator da indicação de Kassio Nunes para o Supremo Tribunal Federal (STF). A sabatina do magistrado no colegiado está marcada para a manhã do dia 21 de outubro.

IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro subiu 0,64% – 0,40 ponto percentual acima dos 0,24% de agosto. Esse é o maior resultado para um mês de setembro desde 2003. A maior variação e o maior impacto no índice do mês vieram do grupo alimentação e bebidas, que acelerou em relação a agosto e fechou o mês em 0,78%.

Horário eleitoral

Começa hoje o horário eleitoral gratuito. A divulgação na televisão e no rádio dos candidatos a prefeito e vereador nas eleições municipais de 2020, vai até 12 de novembro, quando faltarem três dias para a realização do primeiro turno. A propaganda está menos concentrada em uma única faixa de exibição e mais fragmentada ao longo de todo o dia.

Comércio

O governo de São Paulo autorizou a ampliação do horário de funcionamento de serviços não essenciais em todo o estado. Se a região estiver na fase amarela, shopping centers, comércios, bares e restaurantes, academias e outros serviços poderão funcionar por 10 horas. Já na fase verde, esses locais poderão funcionar 12 horas diárias.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br