Governo do Distrito Federal amplia horário de funcionamento do comércio

Governador Ibaneis Rocha também liberou o retorno de servidores ao trabalho presencial

Marília Ribeiro e Bia Gurgel, da CNN, em Brasília
09 de outubro de 2020 às 08:56 | Atualizado 09 de outubro de 2020 às 09:16

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, liberou o comércio para retomar as atividades sem restrição de horário. A medida foi publicada no Diário Oficial do DF desta sexta-feira (9) e passa a valer imediatamente. Os shoppings centers podem ficar abertos de 10h às 22h e as lojas de rua e centros comerciais podem abrir as portas conforme alvará de funcionamento.

O texto também libera a restrição de seis clientes por mesa nos bares e restaurantes. Entretanto, continuam mantidos os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras, a aferição de temperatura e a disponibilização do álcool em gel.

Leia também:
Governo de São Paulo amplia horário de funcionamento de serviços não essenciais

Governo do Distrito Federal autorizou o retorno de eventos corporativos
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Funcionários Públicos


Ibaneis autorizou também, em outro decreto, o retorno do trabalho presencial em todos os órgãos da administração pública direta, indireta autárquica e fundacional do Executivo local. A medida é válida a partir desta sexta (9).

O retorno das atividades presenciais precisa seguir algumas diretrizes, entre elas, a volta inicial de 50% dos trabalhadores. O decreto prevê que os gestores podem promover, de modo excepcional, o revezamento dos servidores no ambiente de trabalho.

Servidores que apresentarem sintomas do novo coronavírus devem ser afastados imediatamente, e trabalhadores do grupo de risco permanecem afastados em trabalho remoto.