CNN Nosso Mundo entrevista o professor e psicanalista Christian Dunker

O psicanalista e professor da USP fala sobre os impactos da crise mundial na saúde psicológica

Da CNN, em São Paulo
16 de outubro de 2020 às 05:00
O entrevistado da semana no CNN Nosso Mundo é Christian Dunker
Foto: Divulgação/Christian Dunker

O CNN Nosso Mundo desta sexta-feira (16) entrevista o psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) Christian Dunker.

Ele fala sobre a saúde mental em um mundo em convulsão e sobre seu novo livro, "A Arte da Quarentena para Iniciantes".

Dunker avalia o comportamento que muitos desenvolvem diante de momentos de crise, como uma tentativa de escapar das dificuldades. "O negacionismo é algo que existe em todos nós. Diante do medo, muitos querem criar muros".

O especialista comenta também o abalo na saúde mental, enfrentado por muitos durante a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social. "É preciso olhar o medo de frente e avaliar a angústia", opina.

"Devemos buscar amigos e partilhar a indeterminação", diz o psicanalista, explicando que uma das melhores formas de compreender e se adaptar à nova realidade é compartilhando os medos e sentimentos com pessoas próximas.

Leia também:
'Precisamos entender que o vírus vai continuar', afirma Roberto Kalil Filho
'É preciso democratizar a alimentação saudável', afirma Bela Gil
'A pandemia não nos deixa mentir: somos todos iguais', afirma Zezé Motta

Christian Dunker é doutor em psicologia experimental pela USP e fez pós-doutorado em psicologia clínica pela Manchester Metropolitan University.

Ele dá aulas na SPS e já publicou diversos livros, ganhando o prêmio Jaburi de melhor livro em Psicologia, Psicanálise e Comportamento, "Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica".

O professor é entrevistado por Elisa Veeck, Thaís Herédia e Lia Bock, e quem comanda a atração é Luciana Barreto. O CNN Nosso Mundo é exibido às sextas-feiras, a partir das 23h15. 

A CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir à CNN. O programa também pode ser assistido ao vivo no site da CNN Brasil.