Licença de Chico Rodrigues no Senado, Lava Jato e mais da tarde de 20 de outubro

5 Fatos Tarde, apresentado por Luciana Barreto, repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN
20 de outubro de 2020 às 13:30

O pedido de licença feito pelo senador Chico Rodrigues (DEM-RR) e a nova fase da Operação Lava Jato estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta terça-feira, 20 de outubro de 2020.

Chico Rodrigues 

Após muita pressão, o senador Chico Rodrigues pediu licença do Senado por 90 dias. Ele foi flagrado em uma operação da Polícia Federal com R$ 33 mil escondidos na cueca. Durante a licença, o senador não irá receber salário.

Lava Jato

Agentes da Polícia Federal cumprem sete mandados de busca e apreensão em mais uma fase da Operação Lava Jato. A ação, realizada nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói, investiga práticas criminosas na antiga diretoria de abastecimento da Petrobras. Os alvos são funcionários e ex-funcionários da estatal no Brasil e no exterior que, de 2005 a 2015, teriam recebido cerca de R$ 12 milhões para beneficiar uma empresa estrangeira.

Economia

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) subiu 2,92% na segunda prévia de outubro. Com o resultado, divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o índice acumula elevação de 17,74% no ano de 2020 e alta de 20,56% em 12 meses. O IGP-M é usado para reajuste de contratos de aluguel.

Educação

Apenas 511 dos 8.368 cursos superiores avaliados pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) em 2019 alcançaram a nota máxima. Destes, nove são ministrados à distância. Em 2019, 165 cursos superiores à distância foram avaliados. Quase 390 mil estudantes fizeram as provas. Em razão da pandemia do novo coronavírus, o Enade de 2020 foi adiado para o ano que vem.

Covid-19

Pesquisas recentes trazem detalhes sobre possíveis sequelas que a Covid-19 pode causar ao sistema cardíaco de infectados, mesmo após a eliminação do novo coronavírus. Um grupo de pesquisadores avaliou que a Covid-19 pode desregular a forma como o sangue coagula, além de danificar os pulmões e sua capacidade de processar oxigênio fresco no sangue.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br