Volta de brigadistas do Ibama, operação contra advogado e mais de 23 de outubro

5 Fatos Tarde, apresentado por Luciana Barreto, traz as principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN
23 de outubro de 2020 às 13:19

A determinação para a retomada das atividades de brigadistas do Ibama e a operação contra advogado que atua na Lava Jato estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta sexta-feira, 23 de outubro de 2020.

Ibama

O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) determinou nesta sexta-feira (23) que as brigadas de incêndios florestais retornem as atividades e operações na Amazônia e Pantanal. A determinação foi expedida após a liberação de recursos para o órgão pelo governo federal.

Prévia da inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial do país, acelerou 0,94% em outubro. É a maior taxa para o mês desde 1995. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os preços dos alimentos e bebidas pressionaram o indicador com a maior alta: 2,24%. No ano, a prévia da inflação acumula alta de 2,31%.

Operação no RJ

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em endereços no Rio de Janeiro ligados a Nythalmar Dias Ferreira Filho, um dos advogados criminalistas mais famosos da Operação Lava Jato. Ele defende diversos réus como o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. A CNN apurou que ele é investigado por abordar clientes e “vender proximidade” com o juiz Marcelo Bretas, responsável pelos processos da Lava Jato do RJ.

Imposto de Renda

Já está disponível consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). A Receita Federal vai pagar no 30 de outubro, o crédito para 273. 545 contribuintes, totalizando R$ 560 milhões.

Educação

Os cursos a distância já correspondem a 43,8% dos alunos das 2.608 instituições de ensino superior no Brasil. Apenas entre 2009 e 2019, o número de ingressos nos cursos a distância teve um salto de 378,9%, segundo dados do Censo da Educação Superior divugado pelo Ministério da Educação.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br