Navio com destino à Antártida faz parada no Rio Grande do Sul

Embarcação será reabastecida no porto de Rio Grande; missão vai levar materiais para a Estação Antártica Comandante Ferraz

Bruna Ostermann, da CNN, de Porto Alegre
28 de outubro de 2020 às 12:53

 

O Navio Polar “Almirante Maximiano” desatracou do Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (28), com destino ao Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. A escala é para concluir o embarque de material para reabastecer a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) e também para o fornecimento das vestimentas antárticas que serão usadas pela tripulação. A expectativa é de que a parada no porto gaúcho ocorra entre os dias 1 e 3 de novembro.

A 39ª Operação Antártica ocorre até abril de 2021 e é considerada singular pela Marinha do Brasil, devido à pandemia do novo coronavírus. Não haverá embarque de pesquisadores de áreas como oceanografia, biologia e geologia, que geralmente usam a embarcação e a EACF como base para realização de estudos. “De modo a garantir segurança à tripulação, foram implementadas medidas sanitárias especiais, tais como a realização de testes de detecção da Covid-19, o cumprimento de quarentena a bordo e o reforço nas medidas de limpeza e afastamento social, entre outras”, explicou a Marinha em nota.

Leia também:
Justiça determina que ONG devolva pugs retirados de canil no RS

Entre as missões da tripulação que participa da viagem, estão: apoio logístico, reparos e manutenção dos refúgios na Antártica, recolhimento de materiais remanescentes de acampamentos anteriores e levantamentos hidrográficos.