PF faz operação em 5 estados para combater distribuição de ‘santinhos'

Ao menos 30 pessoas foram presas e os materiais de publicidade, aprendidos

Jéssica Otoboni, da CNN, em São Paulo
15 de novembro de 2020 às 08:39
A distribuição de “santinhos” é uma prática comum nas eleições, mas proibida por lei no dia da votação
Foto: Sumaia Villela - 02.out.2016 / Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) realiza neste domingo (15) a Operação Voo da Madrugada, com o objetivo de combater a distribuição de “santinhos” no dia das eleições municipais. A ação é conduzida nos estados de São Paulo, Acre, Roraima, Piauí e Maranhão.  

Assista e leia também:
Eleições 2020: Quase 150 milhões de brasileiros vão às urnas neste domingo
Eleições 2020: Saiba o que muda na hora de votar por causa da pandemia
Eleitor poderá justificar ausência por aplicativo de celular; saiba como fazer

Segundo a corporação, mais de 30 pessoas foram conduzidas a delegacias da PF para prestar esclarecimentos. Dentre elas, há 2 candidatos a vereador que foram flagrados distribuindo “santinhos” da própria campanha em Boa Vista (RR) e 3 em Epitaciolândia (AC), além de 1 candidato a vice-prefeito em Cachoeiro do Itapemirim (ES). Ao menos 30 indivíduos foram presos e os materiais de publicidade, aprendidos. 

A distribuição de “santinhos” é uma prática comum nas eleições. Os infratores aproveitam o período da madrugada para espalhar o material pelas ruas das cidades, principalmente em áreas próximas a locais de votação. Com isso, tentam ganhar o voto de eleitores indecisos, que usam esses papéis distribuídos como “cola” para votar. 

De acordo com a legislação eleitoral, é permitida a distribuição de “santinhos” ou outro material de campanha até a véspera da eleição. No dia da votação, no entanto, isso é proibido e configura crime de propaganda eleitoral irregular e possível crime ambiental. Os suspeitos podem receber penas como seis meses a um ano de detenção, um a quatro anos de reclusão, respectivamente, e multas. 

(Com informações de Gabrielle Varela, da CNN, em Brasília)