Moderna anuncia 94,5% de eficácia em vacina e mais notícias de 16 de novembro

5 Fatos Tarde, apresentado por Tais Lopes, repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN
16 de novembro de 2020 às 13:33


A eficácia da vacina desenvolvida pela Moderna, a repercussão das eleições municipais em Brasília e o início das atividades do Pix no país estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta segunda-feira, 16 de novembro de 2020.

Vacina da Moderna

A farmacêutica Moderna anunciou eficácia de 94,5% na vacina que desenvolve contra o novo coronavírus. O anúncio foi feito com base em resultados preliminares da fase 3 de testes clínicos que conta com 30 mil participantes. A empresa ainda afirmou que voluntários sentiram apenas efeitos colaterais leves, como dor no local da aplicação. A Moderna deve agora seguir os passos da vacina da Pfizer e tentar uma autorização de uso emergencial com a agência de saúde americana para começar a imunizar a população dos Estados Unidos por etapas.

Centrão

Ministros e assessores do presidente Jair Bolsonaro admitiram ao analista da CNN Igor Gadelha que os partidos do Centrão foram os grandes vencedores das eleições municipais e que vão ocupar um "vácuo" deixado por candidatos "bolsonaristas autênticos". A avaliação é de que a vitória foi possível porque não houve a candidatura de muitos bolsonaristas este ano e porque o próprio presidente da República não entrou de cabeça na campanha.

Bolsonaro

Depois da lentidão do sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para apurar os votos no primeiro turno das eleições municipais, o presidente Jair Bolsonaro defendeu mudanças no sistema eleitoral. Foi durante conversa com apoiadores, na saída do palácio da Alvorada, que Bolsonaro disse que o sistema não pode dar margem para suposições e voltou a falar que ter o voto impresso seria uma opção segura.

Pix

O Pix começou a funcionar hoje no Brasil. O sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central já conta com o registro de mais de 29 milhões de pessoas físicas. O número representa uma parcela de um pouco mais do que 30% da população economicamente ativa do país. Com a nova ferramenta, brasileiros que tenham contas em bancos, fintechs ou vínculo com empresas de pagamentos vão poder pagar e receber dinheiro 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Segundo turno

18 capitais brasileiras vão para o segundo turno das eleições no dia 29 de novembro. Em São Paulo, a disputa fica entre Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL), que participam hoje do primeiro debate do segundo turno na CNN, às 20h. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, disse que a lentidão do sistema do TSE resultou em um atraso de duas horas e meia na divulgação dos resultados eleitorais este ano, mas que isso não comprometeu a integridade do sistema.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

(Publicado por: André Rigue)