Apostas lotéricas pagas com Pix, negociação por vacinas e mais de 20 de novembro

5 Fatos Manhã repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN
20 de novembro de 2020 às 07:02 | Atualizado 20 de novembro de 2020 às 08:23

A pressão de farmacêuticas sobre a compra de potenciais vacinas contra Covid-19 pelo governo brasileiro e o pagamento de jogos de loteria com o Pix estão entre os destaques do 5 Fatos Manhã desta sexta-feira, 20 de novembro de 2020. 

Corrida pela vacina 

Farmacêuticas que negociam com o governo brasileiro a venda de vacinas contra a Covid-19 passaram a cobrar do Ministério da Saúde um posicionamento sobre a compra dos imunizantes. Isso porque se houver demora por parte do governo, o Brasil corre o risco de não ser incluído na lista dos países que vão receber doses no primeiro trimestre de 2021. 

Aliança pelo Brasil

A Polícia Federal investiga prática de crimes financeiros pela cúpula do Aliança pelo Brasil, partido que está sendo formado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. A investigação faz parte do inquérito dos atos antidemocráticos, que foi instaurado a pedido da Procuradoria-Geral da República e tem como relator o ministro Alexandre de Moraes. 

Atos antidemocráticos

Dois ex-ministros prestaram depoimento no inquérito dos atos antidemocráticos, o general Santos Cruz, que comandou a Secretaria de Governo, e Sergio Moro, ex-ministro da Justiça. Na oitiva, que a CNN teve acesso, Santos Cruz negou ter conhecimento de que integrantes do governo teriam participado da organização das manifestações.

Mourão

O vice-presidente Hamilton Mourão disse que os embaixadores que viajaram à Amazônia para conhecer a atuação do governo federal na área ambiental foram informados sobre quais são as empresas estrangeiras que estariam comprando madeira ilegal do Brasil. A acusação foi feita pelo presidente Jair Bolsonaro durante a reunião do Brics.

Pix

O Banco Central anunciou que os jogos de loteria também poderão ser pagos com o novo sistema de pagamentos instantâneos, o Pix. Nos próximos meses, contas de luz, taxas de passaporte e até multas também poderão ser pagas também o Pix.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

(Publicado por: André Rigue)