Agência de governo dos EUA libera transição de Biden e mais de 24 de novembro

As informações mais importantes do começo desta terça-feira (24)

Da CNN, em São Paulo
24 de novembro de 2020 às 06:58

 


 

Os esclarecimentos sobre os custos para a fabricação de cloroquina pelo Exército, a prorrogação ou não do auxílio emergencial e o processo de transição de governo nos Estados Unidos são alguns dos destaques da manhã desta terça-feira, 24 de novembro.

Custo da cloroquina

A pedido da CNN, a Controladoria-Geral da União (CGU) determinou ao Exército que divulgue os custos específicos da compra de insumos para a fabricação de cloroquina, incluindo os valores de frete e de lucro da empresa Sul Minas. A compra é investigada por suposto superfaturamento no Tribunal de Contas da União (TCU). Se a decisão da CGU for acatada, vai ser possível saber se o custo do produto acompanha os valores internacionais ou se a empresa teve um lucro maior.

Auxílio Emergencial

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o plano do governo não considera uma prorrogação do auxílio emergencial e admitiu que há muita pressão política para que o benefício seja estendido.
Para ele, a economia cresce e a Covid-19 cede, apesar de muitos temerem uma segunda onda no Brasil.

Caso João Alberto

A Polícia Militar de Porto Alegre abriu processo administrativo para demitir Giovane Gaspar da Silva, PM temporário que trabalhava como segurança no Carrefour e foi um dos responsáveis pela morte de João Alberto Silveira Freitas. E o Procon de São Paulo solicitou à rede que explique em 72 horas a reincidência de casos de violência contra pessoas negras em seus estabelecimentos.

Acusado de estupro

Um boletim de ocorrência por estupro foi registrado em São Paulo contra o senador Irajá Silvestre Filho (PSD-.TO), filho da senadora Kátia Abreu. A vítima é uma modelo de 22 anos, que segundo o documento o acompanhou em uma casa noturna, foi dopada, perdeu a consciência e acordou em um flat, já sendo abusada pelo senador. Em nota, Irajá se disse surpreso e decepcionado com o relato, reiterou que não cometeu ato ilícito algum e que está à disposição das autoridades para esclarecimentos.

Transição nos EUA

O processo de transição de governo nos Estados Unidos terá início 16 dias depois de Joe Biden ter conquistado os 270 delegados necessários para se eleger presidente. A decisão acontece depois que o estado do Michigan certificou formalmente os resultados eleitorais. A Pensilvânia também está próxima de terminar esse processo.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

 (Publicado por: André Rigue)