Pandemia derruba número de doações de sangue e mais notícias de 25 de novembro


Da CNN, em São Paulo
25 de novembro de 2020 às 07:15 | Atualizado 25 de novembro de 2020 às 07:45

 

Lewandowski vota para que governo apresente plano de vacinação em 30 dias, a queda do número de doações de sangue por conta da pandemia e as expectativas de crescimento das vendas online na Black Friday são alguns dos destaques da manhã desta quarta-feira (25).

Doação de sangue

No dia nacional do doador voluntário de sangue, dados oficiais do Ministério da Saúde mostram uma queda expressiva de mais de 11% nas doações nos primeiros nove meses do ano. É o menor patamar de toda a série histórica registrada no sistema Data-SUS desde 2008. O principal motivo é a pandemia do novo coronavírus.

Julgamento de vacinas

O Supremo Tribunal Federal marcou para o dia 4 de dezembro o início do julgamento de duas ações relacionadas à vacina contra a Covid-19. Hoje existem três ações favoráveis à vacinação obrigatória, e uma que pede a proibição da vacinação compulsória. O ministro Ricardo Lewandowski antecipou o voto e determinou que o governo seja obrigado a apresentar em 30 dias o plano de vacinação contra a Covid-19.

Relação com a China

A embaixada da China ameaça "consequências negativas" a quem perturbar a parceria do país com o Brasil. A resposta veio depois da postagem nas redes sociais do deputado Eduardo Bolsonaro, que também é presidente da Comissão de Relações Exteriores, afirmando o apoio a aliança norte-americana para um 5G seguro e sem espionagem da China. À CNN Brasil, Eduardo falou que a China vai demonstrar mais respeito ao Brasil quando trocar o embaixador chinês no país.

Black Friday

O número de brasileiros que vai fazer compras online na Black Friday deve crescer neste ano, assim como as fraudes no ambiente virtual. Pensando nisso, o Procon do Rio de Janeiro divulgou uma relação de sites que o consumidor deve evitar para não ter dor de cabeça depois. Entre os fatores analisados para considerar um site confiável ou arriscado para compras, estão a efetiva entrega dos produtos e adquiridos e se a plataforma responde as reclamações dos consumidores. Além disso, a autarquia verifica se o site tem cadastro ativo na Receita Federal e se emite nota fiscal.

Futebol

Três times brasileiros entraram em campo na noite de terça-feira (24) pela Libertadores. O Santos venceu a LDU na altitude de Quito por 2 a 1 e saiu na frente por uma vaga nas quartas de final. O Flamengo conseguiu um empate em 1 a 1 contra o Racing, na Argentina. O time de Rogério Deni se classifica em caso de vitória ou empate sem gols no jogo de volta. O Athletico Paranaense recebeu o River Plate.
Saiu na frente, mas cedeu o empate no fim da partida. Agora precisa de vitória ou empate por dois gols ou mais no próximo jogo.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

(Edição: André Rigue)