Queda do IDH do Brasil, operação da PF no RJ e mais da tarde de 15 de dezembro

5 Fatos Tarde, apresentado por Roberta Russo, repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo
15 de dezembro de 2020 às 13:22


A queda do IDH brasileiro, a operação da Polícia Federal que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro e a aglomeração registrada em show com homenagem ao vocalista do Roupa Nova estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta terça-feira, 15 de dezembro de 2020.

IDH brasileiro

O Brasil caiu cinco posições no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2019, quando comparado ao ano anterior. Considerando os 189 países analisados, os brasileiros aparecem agora na posição 84, em vez da 79 - que ocupavam em 2018.

Operação da PF no RJ

A Polícia Federal realizou a "Operação Kickback" que apura possível esquema de desvio de recursos públicos na área da Saúde do Rio de Janeiro, através do pagamento de dívidas inscritas na modalidade de “restos a pagar”. A fraude pode ter gerado prejuízo de mais de R$ 50 milhões aos cofres públicos.

Vacina com 'obrigação indireta'

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, deve defender uma "obrigação indireta" para a vacinação contra a Covid-19 no Brasil. A CNN apurou que Lewandowski pretende apresentar o entendimento de que não só a União, mas também os estados e municípios podem criar regras que incluam a vacinação contra o novo coronavírus como critério para que a população possa ter acesso a determinados serviços.

Bebidas alcóolicas em SP

O Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu parte de um decreto estadual assinado pelo governador João Doria que proibia a venda de bebidas alcóolicas no estado após as 20h. A medida foi tomada pra tentar conter o avanço do novo coronavírus.

Aglomeração em show

A Pedra do Sal, um dos redutos mais tradicionais do samba no Rio de Janeiro, voltou a registrar cenas de aglomeração nessa segunda-feira (14). Os flagrantes feitos por um frequentador mostram dezenas de pessoas no local, muitas delas sem máscaras, ficando expostas à Covid-19. Em um dos vídeos, os cantores fazem homenagem a Paulinho, vocalista do Roupa Nova, que morreu aos 68 anos.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

(Publicado por: André Rigue)