RJ: Secretário defende 'turismo consciente' para evitar 'medidas drásticas'

Secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, disse que o estado está preparado para receber os chamados 'turistas conscientes'

Da CNN, em São Paulo
18 de dezembro de 2020 às 13:38

O secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, disse, em entrevista à CNN, que o estado está preparado para receber o que chamou de "turistas conscientes".

Cidades do Rio têm adotado novas medidas de restrições para impedir a entrada de não-moradores a locais turísticos. Nesta semana, Búzios decretou a proibição da entrada de turistas ao classificar o município novamente na Bandeira Vermelha, ou seja, com risco muito elevado de colapso da rede de saúde e necessidade de isolamento social completo.

"Nós não concordamos com medidas drásticas, como estão sendo tomadas. A gente tem trabalhado na conscientização e fiscalização, e instruindo as pessoas sobre o turismo consciente. Ressalto que o setor de turismo tem cumprido essas medidas e está preparado pra receber o turista que fazer turismo consciente", afirmou Tutuca.

Leia também:
Média de casos de Covid-19 em Búzios aumentou para 1400% em dois meses
Cidade do Rio de Janeiro suspende cirurgias eletivas por tempo indeterminado

Parte da iniciativa do "turismo consciente" citado pelo secretário é o portal www.turismoconscienterj.com.br, que traz uma relação das atividades liberadas ou proibidas em cidades do estado, além da relação dos decretos municipais com determinações atualizadas relacionadas às medidas contra a Covid-19.

"Como o governador disse, não vamos ter o lockdown, mas a gente vai continuar mantendo as medidas de conscientização no Rio de Janeiro", frisou o secretário.

Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, é um dos prinicipais pontos turísticos do estado
Foto: Divulgação/Prefeitura de Arraial do Cabo

(Publicado por: André Rigue)