Milagre de Natal: brasileiro de 99 anos recebe alta depois de vencer a Covid-19

Morador de São Vicente, litoral de São Paulo, Valdemar Alves de Almeida conseguiu se recuperar e vai passar o Natal com a família

Raphael Coraccini, colaboração para a CNN
24 de dezembro de 2020 às 15:54
Brasileiro de 99 anos recebe alta depois de vencer a Covid-19 em hospital de São Vicente (SP)
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente 

A família de Valdemar Alves de Almeida, morador de São Vicente, litoral de São Paulo, recebeu um verdadeiro milagre de Natal. O idoso, de 99 anos, foi internado há oito dias por conta da infecção do novo coronavírus e saiu nesta quinta-feira, dia 24 de dezembro, do Hospital Municipal de São Vicente, recuperado da doença, para passar a data com a família.

“Estamos surpreendidos. Não imaginávamos que ele ia sair dessa e os médicos foram maravilhosos”, disse Vanessa Santos Ferreira, neta de Valdemar. Classificado como grupo de risco por conta da idade, ele deu entrada na unidade hospitalar com sintomas como falta de apetite e fraqueza. O diagnóstico foi confirmado pelo hospital.

Leia também:
Covid-19: De mãos dadas, casal morre em leito de hospital após 61 anos de união
Brasileiros se adaptam para Natal na pandemia; veja como se proteger
Médico que descobriu o ebola alerta para vírus mortais que ainda estão por vir

Segundo a Secretaria de Saúde de São Vicente, durante esse tempo, Valdemar teve que fazer a introdução do cateter nasal e recebimento de oxigênio. Ele, aos poucos, retomou sua capacidade pulmonar e voltou a respirar sem a ajuda dos aparelhos.

Além da satisfação da família, a recuperação de Valdemar foi comemorada pelos membros da equipe médica. “Maior alegria é saber que ainda existe vitória em meio a tanta luta contra esse vírus. Hoje, nossa ala Covid fica feliz pela alta dele”, comentou a diretora do Hospital Municipal, Letícia Guedes.

Valdemar completa 100 anos em setembro do ano que vem.

Destaques do CNN Brasil Business
Mega da Virada: Sorteio da loteria é seguro? Veja como são prevenidas fraudes
Anitta cometeu assédio moral? O que a série ‘Made in Honório’ ensina a gestores
Retrospectiva: Dólar alto favoreceu BDRs; veja melhores fundos de ações em 2020

Em abril, o Brasil havia registrado outro caso de um idoso de 99 anos que venceu a Covid-19. O ex-integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB) Ermando Piveta recebeu alta do Hospital das Forças Armadas (HFA), no Distrito Federal, no dia 14 de abril. Ermando esteve presente na Segunda Guerra Mundial como segundo tenente da Força Expedicionária Brasileira.