Atraso na entrega de insumo das vacinas, golpe com PIX e mais de 20 de janeiro

As notícias mais importantes do começo desta quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Da CNN, em São Paulo
20 de janeiro de 2021 às 07:06 | Atualizado 20 de janeiro de 2021 às 07:11

O impasse no recebimento de insumos da Coronavac da China e da vacina da AstraZeneca da Índia e os golpes utilizando PIX são alguns dos destaques da manhã desta quarta-feira, 20 de janeiro de 2021.

Tensão

Integrantes do governo brasileiro admitem que ataques à China travaram o recebimento de insumos da vacina Coronavac, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), agendou um encontro hoje (20) com o embaixador do país para distensionar esta relação.

Atraso

A Fiocruz afirmou que a entrega das vacinas de Oxford vai atrasar, e as doses só serão entregues em março. A matéria-prima da China para a produção do imunizante está pronta para ser enviada ao Brasil desde o dia 10 de dezembro.

Doses

A Índia começou a exportar as doses da vacina de Oxford para seis países, mas o Brasil ficou de fora. O país deve receber nesta quarta uma posição sobre quando as doses da vacina devem ser entregues.

Oxigênio

Cinco caminhões da Venezuela chegaram a Manaus com oxigênio. O estado teve mais sete mortes por asfixia na terça (19). Por falta de oxigênio, 131 pacientes já foram transferidos para outros estados.

Golpe

Criminosos usam o sistema de pagamento eletrônico PIX para aplicar golpes. O Nubank alertou para o "bug do PIX". Golpistas publicam fotos e vídeos nas redes socias mostrando uma suposta falha no Banco Central que devolveria em dobro o valor de transações aos emissores. Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 70% das fraudes financeiras estão vinculadas à engenharia social, uma manobra psicológica em que estelionatários induzem pessoas a fornecerem informações pessoais em troca de algo. A dica é: desconfie sempre.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br  

 (Publicado por: André Rigue)