Posse de Joe Biden, mensagens de líderes mundiais e mais de 20 de janeiro

Assista ao 5 Fatos Noite apresentado pela âncora da CNN Carol Nogueira

da CNN, em São Paulo
20 de janeiro de 2021 às 19:36


A posse de Joe Biden como o 46º presidente dos Estados Unidos e a repercussão mundial sobre o novo chefe do Executivo americano estão entre os destaques do 5 Fatos Noite desta quarta-feira, 20 de janeiro de 2021.

Posse de Biden

Joe Biden tomou posse como o 46º presidente dos Estados Unidos, e Kamala Harris se tornou a primeira mulher na vice-presidência do país. Em seu primeiro discurso no cargo, Biden adotou tom de união e afirmou que a democracia prevaleceu. 

Repercussão

Líderes mundiais parabenizaram Joe Biden. O presidente francês, Emmanuel Macron, deu as boas-vindas aos Estados Unidos no retorno ao Acordo de Paris. Biden deve assinar ainda hoje um ofício que será enviado à Organização das Nações Unidas (ONU).

Declaração de Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro cumprimentou Joe Biden usando as redes sociais e afirmou que a relação entre Brasil e Estados Unidos é longa, sólida e baseada em valores elevados, como a defesa da democracia e das liberdades individuais.

Ex-presidente dos EUA

Donald Trump está no resort dele, em Mar-a-Lago, na Flórida, e, como já tinha anunciado, não participou da cerimônia de posse de Biden. No último discurso como chefe de estado, Trump prometeu que vai voltar de alguma forma. Sem citar Biden, ele desejou boa sorte à nova administração. 

Shows da posse

Um dos momentos de mais emoção da cerimônia de posse foi o hino nacional, interpretado por Lady Gaga. A cantora apoiou o democrata ao longo da corrida eleitoral e participou de um comício na reta final da campanha. Jennifer Lopez também participou cantando "This Land Is Your Land" e "America The Beautiful".

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.