Coronavac, vacinas de Oxford no Brasil, plano SP e mais de 22 de janeiro

Assista ao 5 Fatos Noite apresentado pela âncora da CNN Carol Nogueira

da CNN, em São Paulo
22 de janeiro de 2021 às 19:06


 A aprovação do 2º pedido de uso emergencial da Coronavac, a chegada das vacinas de Oxford no Brasil e as novas restrições de São Paulo diante da explosão de casos de Covid-19 são os destaques do 5 Fatos da noite desta sexta-feira, 22 de janeiro de 2021.

Coronavac

A Anvisa aprovou, de forma unânime, o uso emergencial de novo lote da Coronavac envasado no Brasil. 4,8 milhões de doses da vacina chinesa estão liberadas para aplicação no país. A decisão também se estende a toda produção do Instituto Butantan. 

Vacina de Oxford

A vacina de Oxford chegou ao Brasil, vinda da Índia, e passa por um processo de checagem de qualidade e segurança no Instituto Bio-Manguinhos, da Fiocruz. Duas milhões de doses do imunizante serão distribuídas aos estados pelo Ministério da Saúde neste final de semana.

Restrições em SP

O governo de São Paulo adiou o início das aulas na rede estadual, anunciou que vai reativar um hospital de campanha e endureceu quarentena por causa da piora dos números da pandemia. A partir de segunda-feira (25), passam a valer restrições mais rígidas em todo o estado aos finais de semana e das 20h às 6h durante a semana. Isso significa que apenas serviços considerados essenciais podem funcionar nesses dias e horários.

Variante do coronavírus

A nova variante do coronavírus, identificada no Reino Unido, pode ser mais mortal. A afirmação é do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. A nova mutação já se espalhou para, pelo menos, 50 países.  

Estados Unidos

A Câmara dos Estados Unidos vai entregar o processo de impeachment contra Donald Trump ao Senado na segunda-feira (25). A afirmação é do líder da maioria democrata, o senador Chuck Schumer. O ex-presidente é acusado de incitar insurreição na invasão do Capitólio. Trump pode ficar impedido de se candidatar a cargos políticos.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.