Vacina de Oxford, insumos da Coronavac, 'fura-filas' e mais de 22 de janeiro

5 Fatos Tarde, apresentado por Roberta Russo, repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo
22 de janeiro de 2021 às 13:50


A declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a distribuição de doses da vacina de Oxford no Brasil, o impasse com a China sobre os insumos para a Coronavac e a denúncia de "fura-filas" no Rio de Janeiro estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta sexta-feira, 22 de janeiro de 2021.

Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisa hoje a aprovação emergencial para o segundo lote de quase 5 milhões de doses da Coronavac.

Vacina de Oxford no Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje que, se as doses da vacina de Oxford vindas da Índia chegarem hoje, começam a ser distribuídas nos estados neste sábado (23). A previsão do Ministério da Saúde para a chegada das 2 milhões de doses é o fim da tarde desta sexta-feira no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Insumos da China

O governo de São Paulo espera que os entraves burocráticos com a China sejam resolvidos o mais breve possível para que os 11 mil litros de insumos da Coronavac cheguem ao Instituto Butantan na próxima semana e sejam produzidas mais 16 milhões de doses da vacina. O secretário de Relações Internacionais do estado de São Paulo, Julio Serson, falou à CNN sobre o assunto nesta sexta-feira.

Vacina no AM

Governadores de pelo menos 20 estados brasileiros combinaram de destinar ao Amazonas mais doses do novo lote das vacinas da Coronavac e de Oxford, que serão distribuídas nos próximos dias. O Ministério da Saúde e secretários estaduais e municipais de Saúde também tiveram reunião nessa quinta-feira (21) para tratar do assunto.

'Fura-filas' no RJ

Enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares estão sendo coagidos a aplicar a dose da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em pessoas que não fazem parte do grupo prioritário contra a Covid-19. As denúncias foram feitas ao Conselho Regional de Enfermagem do estado do Rio de Janeiro nas últimas 24 horas após o início da vacinação no estado.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br