Novas doses da vacina de Oxford, reaplicação do Enem e mais de 25 de janeiro

As principais notícias do Brasil e do mundo na tarde desta segunda-feira (25)

Da CNN, em São Paulo
25 de janeiro de 2021 às 14:07


As negociações para a compra de mais 10 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca e o início do prazo para que candidatos peçam a reaplicação do Enem estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta segunda-feira, 25 de janeiro de 2021.

Vacina de Oxford

As novas 10 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19, que a Fiocruz negocia com o Instituto Serum, da Índia, devem chegar ao país em fevereiro. A informação foi confirmada por Suresh Jadhav, um dos diretores-executivo do instituto, ao enviado da CNN à Índia, Mathias Brotero.

São Paulo

A partir de hoje, todo o estado de São Paulo entra na fase vermelha da quarentena, que permite o funcionamento apenas de serviços essenciais, entre 20h e 6h em dias úteis. As regras da fase vermelha também vão valer aos sábados, domingos e feriados, durante todo o dia.

Enem

Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tiveram diagnóstico de Covid-19 ou aqueles que foram prejudicados por problemas logísticos, como salas lotadas, têm entre hoje e sexta-feira para pedirem a reaplicação da prova. O procedimento deve ser feito pela página do participante

Brumadinho

Passados dois anos da tragédia de Brumadinho, que deixou 272 mortos depois do rompimento de uma barragem de mineração, familiares de vítimas ainda esperam receber indenização. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais abriu uma conciliação entre autoridades e a mineradora Vale, mas ainda não houve acordo na última audiência.

Vacinação no Brasil 

O Brasil ultrapassou a Índia em doses da vacina contra Covid-19 aplicadas, proporcionalmente, de acordo com o site Our World in Data. Segundo o levantamento, o país já vacinou 1 a cada 400 habitantes, enquanto a Índia imunizou quase 1 a cada 900.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br