USP divulga notas de corte para segunda fase da Fuvest e aumento surpreende

O curso de Medicina continua liderando com o corte mais alto, logo atrás estão cursos de engenharia e psicologia

Luana Franzão*, da CNN, em São Paulo
26 de janeiro de 2021 às 12:42
Sede da Fuvest
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A USP (Universidade de São Paulo) divulgou na manhã desta terça-feira (26) as notas de corte para a segunda fase da Fuvest, vestibular que dá acesso às vagas da instituição. Apenas os alunos que fizeram pontuação igual ou maior que as notas de corte poderão realizar as provas da segunda fase.

Como de costume, a nota mais alta é a do curso de Medicina no campus de São Paulo, que alcançou os 83 pontos. Como a prova possui 90 questões no total — todas de múltipla escolha — isto implica que o candidato a calouro de medicina precisa acertar 92% das questões da primeira fase para se classificar. No vestibular do ano passado, a nota mínima era de 78 pontos.

Em segundo e terceiro lugar vêm também os outros cursos da medicina da USP, em Ribeirão Preto e Bauru, que exigem 81 e 78 pontos respectivamente. Em 2020, as mesmas carreiras exigiam 75 pontos para classificação.

Fachada da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo
Foto: USP Imagens

Outros cursos que tiveram notas altas neste ano foram os de Engenharia Aeronáutica, no campus de São Carlos, que exige 71 pontos, e Psicologia, que exige 67 pontos.

Quase todos os cursos enfrentaram aumento de pelo menos um ponto em relação aos cortes de 2020.

O aumento nas notas, segundo alunos e professores, poderia ser relacionado à abstenção devido à pandemia da Covid-19 e uma prova com questões pouco mais fáceis que a de anos anteriores, mas ainda não há dados que comprovem a veracidade da teoria.

Clique aqui para conferir a lista completa das notas de corte da Fuvest 2021.

 

Para os classificados, as provas da segunda fase ocorrem em 21 e 22 de fevereiro. O primeiro dia de exame vai desafiar os candidatos com questões de língua portuguesa e literatura, além da redação, e o segundo dia contém matérias diferentes a depender da carreira escolhida pelo aluno.

Os convocados para matrícula em primeira chamada da Fuvest serão revelados em 19 de março.

*sob supervisão de