Queda no investimento em infraestrutura e mais notícias de 28 de janeiro

As notícias mais importantes do começo desta quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Da CNN, em São Paulo
28 de janeiro de 2021 às 07:07


A chegada à marca de 1 milhão de vacinados contra a Covid-19 no Brasil, a queda no investimento em infraestrutura e a possibilidade de cancelar o ponto facultativo no Carnaval são alguns dos destaques da manhã desta quinta-feira, 28 de janeiro de 2021.

Vacinação

O Brasil ultrapassa 9 milhões de casos confirmados de Covid-19. E ainda segundo o levantamento da Agência CNN, o país alcançou o marco de 1 milhão de vacinados, aproximadamente 0,5% da população nacional.

Doenças cardiovasculares

Mortes por doenças cardiovasculares cresceram até 132% na pandemia aqui no Brasil. E de acordo com a revista científica "The Lancet", a hipertensão foi a enfermidade que mais matou no mundo em 2019. Cerca de 10 milhões de pessoas.

Carnaval em SP

Governo e prefeitura de São Paulo devem cancelar o ponto facultativo do Carnaval. É uma tentativa para evitar ao máximo o aumento de aglomeração em meio à pandemia. O governo federal manteve o ponto facultativo nos dias 15 e 16 de fevereiro.

Eleição no Senado

Por acordo com MDB, Davi Alcolumbre (DEM-AP) abre mão da vice-presidência do Senado. Este é uma tentativa de atrair o partido para o arco de aliança em torno de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), na disputa pela presidência da casa. A ofensiva tem como pano de fundo uma possível desistência da candidatura de Simone Tebet (MDB-MS).

Queda no investimento

O investimento em infraestrutura está no menor nível desde 1947. Segundo economistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os novos cortes no setor podem levar os investimentos do governo para perto de 0,1% do PIB - o que não é suficiente sequer para fazer manutenção do que já existe, como aeroportos, portos e hidrelétricas, por exemplo.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em https://newsletter.cnnbrasil.com.br

(Publicado por: André Rigue)