Capital paulista regista 1º recorde de temperatura máxima neste sábado (30)

Os termômetros da estação meteorológica da Vila Mariana, na zona sul de SP, chegaram a 35,6 °C durante a tarde

André Rosa, do CNN Brasil, em São Paulo
30 de janeiro de 2021 às 17:17 | Atualizado 30 de janeiro de 2021 às 20:04


A cidade de São Paulo registrou a maior temperatura do ano neste sábado (30).

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), responsável pelo monitoramento das condições climátivas na capital, os termômetros da estação meteorológica da Vila Mariana, na zona sul de SP, chegaram a 35,6°C.

A média máxima do dia foi de 33,7ºC. A segunda maior temperatura do ano ficou sendo a registrada na tarde de sexta-feira (29), de 32,1ºC na média. Nesse dia, o termômetro da estação meteorológica da Vila Mariana chegou a 34,4ºC.

 

O CGE monitora 29 estações meteorológicas automáticas ao longo da cidade e compila dados desde 2004. O recorde histórico do órgão de temperatura média máxima na região foi registrado no dia dois de outubro de 2020, 37,3°C. 

Já a maior máxima absoluta desde 2004 permanece sendo a computada em 27 de setembro de 2004, na Freguesia do Ó, Zona Norte, de 40,4°C.

"As temperaturas elevadas registradas neste sábado ocorreram por conta do predomínio de sol, que em conjunto com os índices de umidade reduzidos favoreceu a rápida elevação das temperaturas", explica o meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo, Michael Pantera. "Além disso, temos uma condição pré-frontal, onde uma frente fria no Sul do Brasil ajuda a trazer o ar mais quente do Sudeste e Centro-Oeste para o Estado de São Paulo, o que aumenta a sensação de tempo abafado", completa Pantera.

Os próximos dias seguem com sol, temperaturas elevadas e índices de umidade atingindo valores próximos aos 30% nas horas mais quentes. “O calor pode provocar chuvas isoladas no final das tardes. As precipitações devem retornar para a Capital paulista de forma mais significativa no decorrer da próxima semana”, comenta Pantera.

O domingo (31) deve ser mais um dia de sol e calor na Capital paulista. As temperaturas previstas variam entre mínimas de 22ºC e máximas que podem superar os 32ºC. A chegada da brisa marítima aumenta a nebulosidade no final do dia, o que pode provocar chuvas rápidas e isoladas na Grande São Paulo.

Na segunda-feira (01) o tempo não muda muito e segue com sol, poucas nuvens e temperaturas em elevação no decorrer do dia. Os termômetros devem variar entre mínimas de 22ºC e máximas que podem superar os 31ºC. No final da tarde a propagação de áreas de instabilidade deve provocar chuvas na forma de pancadas mais significativas na Grande São Paulo.