CNI quer volta da redução de jornadas e salários mais de 12 de fevereiro

5 Fatos Tarde repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo
12 de fevereiro de 2021 às 13:33

A defesa da CNI pela volta de acordos de redução de jornada e salários, as novas descobertas sobre a variante de Bristol e o alerta para os estoques de vacinas contra a Covid-19 no Brasil estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021.

CNI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) defende a volta do programa que permite a redução da jornada de trabalho e salário por causa da pandemia. O projeto deixou de vigorar no dia 31 de dezembro. O documento divulgado hoje pela CNI contém 25 propostas para reduzir os principais componentes do chamado Custo Brasil. Pelas regras, o governo repõe parte das perdas dos trabalhadores por meio do benefício emergencial de preservação do emprego e da renda.

Melhores cidades para se morar

Um levantamento feito pelo Índice de Desafios da Gestão Municipal mostra as melhores cidades para se morar no Brasil. Para chegar ao resultado, a conta é feita com base em quesitos como educação, saneamento, saúde e segurança. Maringá (PR) está em primeiro lugar com uma taxa de 0,756 numa escala que vai até 100. A cidade se destaca pela segurança. Em segundo lugar, vem Jundiaí (SP), com o saneamento básico como ponto forte. São José do Rio Preto, no noroeste paulista, ficou na terceira posição. A cidade se destaca pelo bom desempenho na educação.

Estoque de vacinas

O estoque de vacinas contra o coronavírus está próximo do fim em algumas capitais do Brasil. Em Manaus, as doses podem acabar já nesta sexta-feira. No Rio de Janeiro, os imunizantes são suficientes para manter a campanha até sábado (13). Caso novas doses não sejam recebidas, o calendário de vacinação pode ser alterado. A situação mais complicada é a do Amazonas. O Ministério da Saúde ainda não tem um posicionamento oficial sobre o envio de uma nova leva.

Variante de Bristol

O governo britânico informou nessa quinta-feira (11) que uma nova mutação do coronavírus, conhecida como variante de Bristol, pode contagiar pessoas que já tiveram Covid-19 ou que já foram vacinadas contra a doença. De acordo com o conselheiro do grupo científico para emergências do Reino Unido, ainda não se sabe se a variante de Bristol é mais transmissível que a variante britânica identificada anteriormente.

Carnaval chuvoso

O Carnaval deve ter chuva e tempo frio em boa parte do Sudeste do país. São Paulo e Rio de Janeiro estão na lista de cidades com instabilidade no clima, com pancadas de chuva a qualquer hora, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O INMET também projeta acumulados significativos de chuva em Minas Gerais e no Espírito Santo, onde são esperados mais de 150 mm de chuva.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br