Onda de frio nos EUA, vazamento de dados e mais de 16 de fevereiro

5 Fatos Tarde traz as principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo
16 de fevereiro de 2021 às 14:32

A onda de frio que afeta mais de 200 milhões de pessoas nos Estados Unidos, a investigação sobre o vazamento de dados via operadoras de celular no Brasil e o estudo com a Coronavac conduzido pelo Hospital das Clínicas de São Paulo estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta terça-feira, 16 de fevereiro de 2021.

Vacina de Oxford

A Organização Mundial da Saúde incluiu a vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford na lista de imunizantes aprovados para o uso emergencial, ampliando o acesso à vacina aos países em desenvolvimento por meio do programa Covax Facility. A vacina de Oxford foi bem recebida porque é mais barata e mais fácil de distribuir do que outros imunizantes.

Falsa vacinação

A Polícia Civil do Rio de Janeiro confirmou nesta terça à CNN que instarou um segundo inquérito para apurar o caso em Niterói, em que uma técnica de enfermagem inseriu a seringa e não aplicou a vacina contra a Covid-19 em um idoso. O Brasil já registrou pelo menos quatro casos de falsa aplicação da vacina em três estados diferentes: Goiás, Alagoas e Rio de Janeiro.

Estudo com a Coronavac

Um estudo feito pelo Hospital das Clínicas de São Paulo vai vacinar mais de 2 mil pessoas com duas doses da Coronavac. 1.500 delas são pacientes com doenças autoimunes reumatológicas ou portadoras de HIV. O objetivo é identificar a produção de anticorpos contra a Covid-19 neste grupo.

Vazamento de dados

O Ministério da Justiça deu 15 dias para as operadoras apurarem o vazamento de dados dos mais de 100 milhões de usuários. Entre as informações, estariam dados pessoais, duração das ligações, detalhes sobre o pagamento de fatura de celular, entre outras.

Onda de frio nos EUA

Mais de 200 milhões de pessoas estão sob alerta de temperaturas baixas nos Estados Unidos. O inverno rigoroso gerou declarações de situação de emergência em pelo menos sete estados, incluindo Alabama, Oregon, Oklahoma, Kansas, Kentucky, Mississipi e Texas. Pelo menos 13 pessoas morreram em acidentes de veículos relacionados ao clima, desde que o frio tomou conta do país na semana passada.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br