PEC Emergencial, vacinação para todos os adultos nos EUA e mais de 12 de março

Assista ao 5 Fatos Manhã apresentado pela âncora da CNN Elisa Weeck

Da CNN, em São Paulo
12 de março de 2021 às 07:05

A conclusão da votação da PEC Emergencial na Câmara dos Deputados e o anúncio do presidente dos Estados Unidos sobre a vacinação contra a Covid-19 no país são os destaques da manhã desta sexta-feira, 12 de março. 

Vacinação nos EUA

Em seu primeiro pronunciamento em rede nacional e horário nobre, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou medidas para acelerar a vacinação no país. Ele disse que todos os adultos americanos poderão receber a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 a partir de primeiro de maio.

PEC Emergencial

A Câmara dos Deputados terminou nesta madrugada a apreciação da PEC Emergencial. O texto-base da proposta já havia sido aprovado à tarde em segundo turno, por 366 votos a 127. Agora, ele precisa ser promulgado em sessão conjunta do Congresso antes de entrar em vigor. A previsão é de que isso aconteça na semana que vem.

Sputnik V

O Ministério da Saúde autorizou a compra de 10 milhões de doses da vacina russa Sputnik V. Segundo o analista da CNN Caio Junqueira, a medida gerou um impasse com estados do Nordeste. Isso porque na quinta-feira o governo da Bahia já havia fechado um contrato com o fundo soberano da Rússia para adquirir 20 milhões de doses da mesma vacina. O governador Rui Costa (PT) e o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, começaram a discutir essa questão ontem e devem chegar a um acordo nesta sexta-feira (12).

Crianças com Covid-19

Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), desde o início da pandemia, 779 crianças com até 12 anos morreram em decorrência da Covid-19 no Brasil. No mesmo período, ao menos 11.628 pacientes da mesma faixa etária precisaram ficar internados. Desse total, 25% precisaram ir para a UTI.

Máscaras em aeroportos

A Anvisa decidiu endurecer as regras para o uso de máscaras em aeroportos. A partir de 25 de março, acessórios como bandanas, lenços e protetores do tipo "face shield" não poderão mais ser utilizados. Também serão proibidas máscaras de acrílico, de plástico transparente e as que possuem válvula de expiração. Máscaras de tecido só serão permitidas com dupla camada.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br