Novo ministro da Saúde, reunião do Copom sobre a Selic e mais de 16 de março

Assista ao 5 Fatos Manhã apresentado pela âncora da CNN Elisa Weeck

Da CNN, em São Paulo
16 de março de 2021 às 07:09

O quarto ministro da Saúde durante a pandemia de Covid-19 e a reunião do Copom que deve alterar o curso da taxa de juros básica (Selic) estão entre os destaques da manhã desta terça-feira, 16 de março.

Novo ministro da Saúde

O médico cardiologista Marcelo Queiroga aceitou convite para ser o novo ministro da Saúde. Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Queiroga será o 4º ministro a comandar a pasta durante a pandemia. O cardiologista defende que lockdown só deve ser aplicado em situações extremas e não pode ser política de governo.

Futuro de Pazuello

Com a saída do Ministério da Saúde, o futuro do general Eduardo Pazuello é incerto. De acordo com fontes da CNN, há um receio para uma possível volta de Pazuello ao Exército após 10 meses no comando da pasta. Generais temem que ele contamine politicamente os quartéis. A expectativa é de que ele assuma um posto de adido no exterior ou ocupe um cargo no Ministério da Defesa.

Copom

Começa hoje a reunião do Copom, que deve elevar a taxa de juros pela primeira vez desde 2015. É esperado que após seis anos a Selic volte a subir, saindo da casa dos 2%. A nova taxa será divulgada pelo Banco Central nesta quarta-feira (16), após o fechamento do mercado.

Vacina de Oxford

Quinze países da Europa já anunciaram a suspensão do uso da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. A medida foi tomada após a imunização ser relacionada à formação de coágulos sanguíneos, o que é negado pela AstraZeneca.

Vítimas da Covid-19

A média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil bateu recorde pelo 20º dia consecutivo. O índice chegou a 1.841 nesta segunda-feira. Só ontem foram registradas 1.057 mortes. São quase 280 mil vítimas do coronavírus no país.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br