Prefeito de Santo André: 19 de 39 cidades da região metropolitana pedem lockdown

'Não ficamos felizes com esse tipo de pedido, mas o que vivemos hoje é quase uma guerra', disse Paulo Serra (PSDB) sobre situação no estado de São Paulo

Produzido por Vinícius Tadeu, da CNN em São Paulo*
19 de março de 2021 às 09:17 | Atualizado 19 de março de 2021 às 12:10

Prefeitos de cidades da Grande São Paulo pediram que o governador João Doria (PSDB) decrete lockdown em toda a região metropolitana, diante do crescimento das internações de Covid-19 e a superlotação nos hospitais.

À CNN, Paulo Serra (PSDB), presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e prefeito de Santo André, afirmou que 19 dos 39 municípios da região metropolitana solicitaram lockdown ao governo do estado.

“Nós não ficamos felizes com esse tipo de pedido. Em condições normais jamais faríamos e eu nunca defendi isso. [Mas] o que estamos vivendo hoje é um regime de exceção, quase que uma guerra”, argumentou.

Segundo o prefeito, o Comitê de Contingência da Covid-19 de São Paulo vai avaliar o pedido neste final de semana. O retorno formal para as sete cidades do ABC está previsto para acontecer na próxima segunda-feira (22). 

Além disso, Serra defendeu que o lockdown seja implementado em toda a região metropolitana, diferentemente do que foi feito de forma isolada nas cidades de Campinas, Araraquara, São José dos Campos e São José do Rio Preto.   

“Um lockdown na região metropolitana só faz sentido se tiver coordenação e implementação pelo governo do estado. A gente vive em uma região onde as cidades são todas conectadas. As pessoas trabalham em uma cidade, se divertem em outra, compram em outra. As pessoas andam por todas essas cidades, e não faz sentido uma cidade individualmente decretar o lockdown”, afirmou.

(*Supervisionado por Elis Franco)

Descontaminação do Terminal Santo André Oeste
Foto: Vincent Bosson/FotoArena/Estadão Conteúdo