Recorde de mortes no Brasil, leilão de ativos do governo e mais de 7 de abril

5 Fatos Manhã, apresentado por Elisa Veeck, repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo
07 de abril de 2021 às 07:18

O recorde de mortes por Covid-19 no Brasil, a aprovação na Câmara do texto-base para compra de vacinas pela iniciativa privada e o leilão de ativos públicos do governo federal estão entre os destaques do 5 Fatos Manhã desta quarta-feira, 7 de abril de 2021.

Recorde de mortes

O Brasil bateu recorde de mortes por Covid-19 registradas em 24 horas: foram 4.195 no total. Em todo o mundo, apenas os Estados Unidos já notificaram mais de 4 mil vítimas em um único dia.

Compra de vacinas

A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto de lei que permite a compra de vacinas contra a Covid-19 por empresas que queiram vacinar os funcionários. A proposta prevê a doação de metade das doses adquiridas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, os laboratórios só podem vender as doses ao setor privado se já tiverem entregado a carga comprada pelo governo.

Sequelas da Covid-19

Uma pesquisa publicada no jornal Lancet Psychiatry concluiu que um em cada três sobreviventes da Covid-19 foi diagnosticado com transtorno cerebral ou psiquiátrico até seis meses depois da infecção. O estudo analisou 236 mil pacientes, a maioria norte-americanos.

PIB brasileiro

Afetado pela crise econômica e pela forte desvalorização do real, o PIB brasileiro deve cair neste ano para a 13ª posição na lista das maiores economias globais. Em 2020, o Brasil foi ultrapassado por Canadá, Coreia do Sul e Rússia. Neste ano, deve perder mais uma posição para a Austrália.

Infra Week

Começa hoje a Infra Week, período de três dias em que o governo pretende vender 28 ativos públicos. No primeiro dia, serão leiloados 22 aeroportos. Amanhã uma ferrovia será oferecida à iniciativa privada, e na sexta-feira, cinco portos. A expectativa é de que o governo consiga R$ 10 bilhões em investimentos e gere 200 mil empregos.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br