Inmet alerta para ventos severos causados por ciclone no litoral da região Sul

Aviso é válido para cidades litorâneas nos três estados da região; Defesa Civil de Santa Catarina fala que risco de desastre é de baixo a moderado

Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo
12 de abril de 2021 às 08:58
Inmet alerta para ventos costeiros perigosos que podem atingir o litoral sul
Inmet alerta para ventos costeiros perigosos que podem atingir o litoral sul do Brasil
Foto: Reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para a possibilidade de ventos costeiros perigosos que podem atingir o litoral sul do Brasil até o começo da tarde desta segunda-feira (12).

O aviso é válido para as cidades litorâneas no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A recomendação é que as pessoas procurem a Defesa Civil e a Marinha em caso de problemas.

Em Santa Catarina, a Defesa Civil afirmou que podem ser registrados ventos com intensidade moderada, de até 70 km/h, no litoral e áreas próximas, por causa do deslocamento de uma frente fria e dos ventos de um ciclone extratropical em alto mar, que também causa “agitação marítima”.

“[Essas condições] favorecem condições para o transporte de umidade do oceano em direção ao litoral, o que deixa o dia com aumento de nuvens e chance de chuva bem isolada no litoral, Vale e Planaltos”, informou o órgão.

A Defesa Civil destacou, no entanto, que "o risco é baixo a moderado para desastres no estado” devido a uma alta pressão que deixa o dia com sol e algumas nuvens nas demais áreas. 

Não houve manifestação dos órgãos no Paraná e no Rio Grande do Sul.