STF questiona Lira sobre impeachment, ataque nos EUA e mais de 16 de abril

5 Fatos Manhã, apresentado por Elisa Veeck, repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo
16 de abril de 2021 às 07:00

A determinação da ministra do STF, Cármen Lúcia, para que a Câmara justifique a não abertura de processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro, a decisão do Supremo sobre as anulações das condenações do ex-presidente Lula e o ataque que deixou vítimas fatais nos Estados Unidos estão entre os destaques do 5 Fatos Manhã desta sexta-feira, 16 de janeiro de 2021.

Impeachment

A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármen Lúcia determinou que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), dê explicações sobre a não abertura de processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apresentados à Casa. A decisão é do dia 13 de abril e dá prazo de até cinco dias para a resposta de Lira. A Câmara tem mais de 100 requerimentos engavetados contra o presidente da República.

Reação de Bolsonaro

Em resposta à decisão de Cármen Lúcia, o presidente Jair Bolsonaro disse, na tradicional live de quinta-feira, que "só Deus o tira da cadeira presidencial". O presidente ainda afirmou que o que está vendo acontecer no Brasil não vai se concretizar. 

Lula elegível

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por 8 a 3 votos manter a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Justiça Federal de Curitiba no âmbito da Operação Lava Jato. Com isso, Lula segue elegível para a campanha presidencial de 2022.

Ataque nos EUA

Um ataque a tiros deixou "vítimas em massas" em um escritório da FedEx, próximo ao Aeroporto Internacional de Indianápolis, nos Estados Unidos. Pelo menos oito pessoas morreram. Segundo a polícia, o autor dos disparados se suicidou na sequência. 

Novo reajuste nos combustíveis

A gasolina e o diesel ficam mais caro a partir de hoje. Nas refinarias, o diesel subiu para R$ 2,76 por litro, e a gasolina para R$ 2,64 por litro.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br