Alteração da LDO, início da CPI da Covid-19 e mais da tarde de 19 de abril

5 Fatos Tarde, apresentado por Tainá Farfan, traz as principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo
19 de abril de 2021 às 16:15 | Atualizado 19 de abril de 2021 às 16:19

A reabertura do comércio em São Paulo, as negociações da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o início da CPI da Covid-19 e mais da tarde desta segunda-feira, 19 de abril de 2021.

Reabertura

Esta segunda-feira (19) é o primeiro dia útil em São Paulo com comércio e shoppings abertos. Eles estavam fechados desde o dia 6 de março para conter a transmissão da Covid-19 e desde domingo podem funcionar entre 11h da manhã até às 19h, com 25% da capacidade. Cultos em igrejas também podem acontecer.

Orçamento

O Congresso vota hoje a proposta que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e abre caminho para a retomada de programas de benefícios emergenciais, como o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) e o BEm (Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda). Além do projeto, ainda estão na pauta 11 vetos presidenciais. Entre eles, está o que determina um prazo de 5 dias para que a Anvisa decida sobre a autorização temporária de uso emergencial para importação e distribuição de vacinas.

 

CPI

A Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar a atuação do governo federal durante a pandemia da Covid-19 pode ser instalada essa semana no Senado Federal. A minuta do plano de trabalho propõe que sejam investigadas a atuação do governo em relação às vacinas, isolamento social, auxílio emergencial, colapso da saúde em Manaus, falta de insumos e leitos de UTI, além da atuação internacional do Brasil em meio à pandemia.

Coronavac

Mais de 3 mil litros de insumos farmacêuticos, o IFA, chegaram hoje da China no aeroporto internacional de São Paulo. Esses insumos vão ser usados pelo Instituto Butantan para a produção de mais de 5 milhões de doses da vacina contra a Covid-19.

Espaço

A Nasa reportou na manhã desta segunda-feira (19) o sucesso da missão não tripulada de exploração da superfície de Marte com o helicóptero-robô Ingenuity. Segundo a agência espacial dos Estados Unidos, a aeronave decolou e pousou em segurança. Este foi o primeiro voo controlado por um veículo sobre a superfície de outro planeta.

Crise no futebol

Na internet um dos assuntos mais buscados é sobre a iniciativa de gigantes do futebol europeu em criar uma Superliga, e a UEFA ameaça grupo com punições

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

5 FATOS TARDE
5 FATOS TARDE
Foto: CNN Brasil