Rio registra mais de 14 mil autuações em 10 dias de fiscalização sanitária

Balanço envolve apenas irregularidades ocorridas na capital do estado; 164 estabelecimentos foram fechados

Camille Couto e Thayana Araújo, da CNN, no Rio de Janeiro
19 de abril de 2021 às 13:51

Em dez dias de fiscalizações das medidas sanitárias, a Prefeitura do Rio registrou mais de 14 mil autuações, entre multas e interdições a estabelecimentos, infrações sanitárias, multas de trânsito, reboques e apreensões de mercadorias. No período, os agentes municipais multaram 693 bares, restaurantes, ambulantes e fecharam 164 estabelecimentos por desrespeitarem às restrições definidas pelo decreto.

Um evento de motos na cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense, mostra em partes, a razão do Rio seguir com alta de casos de Covid-19. Diversas pessoas se reuniram com seus veículos em uma praça no fim de tarde de domingo (18) e deram partida como espécie de passeata sobre duas rodas.

A CNN obteve as imagens enviadas por moradores que se isolaram em suas casas, em respeito às medidas sanitárias, e que se evitam contato com outras pessoas. No vídeo, poucos fazem de capacete ou de máscara. A praça onde as pessoas se aglomeraram tem crianças brincando em uma espécie de parquinho.

Em Jacarepaguá, na Zona Oeste da capital, jogo de futebol amador também teve muita aglomeração e arquibancadas cheias, sem qualquer preocupação dos frequentadores com o distanciamento social. O evento foi no início do fim de semana. É possível ver pessoas na lateral e no espaço reservado para a torcida. A final do campeonato teve direito a uma coletiva de imprensa e programa exclusivo sobre a partida. O vídeo da transmissão do jogo, que registrou a aglomeração, ultrapassou 35 mil visualizações.

O desrespeito seguiu por outros pontos da cidade. A prefeitura impediu a realização de uma festa com estrutura para 500 pessoas no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio. Quando a equipe de fiscalização chegou ao local, cerca de 50 pessoas estavam presentes. Havia recepção para venda de ingressos e equipamento de som para show ao vivo. Todo o material da festa, como comidas e bebidas, total de 3.774 itens, foi apreendido e o responsável pelo estabelecimento foi multado por infração de medida sanitária.

Apenas no domingo (18), foram registradas 1.365 autuações, com 69 multas aplicadas a bares, restaurantes e ambulantes e nove estabelecimentos fechados.

Os comboios formados por agentes da Secretaria municipal de Ordem Pública (Seop), Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e apoio da Polícia Militar, atuaram em diversos pontos da cidade. Entre eles, bairros como Campo Grande, Santa Cruz, Sepetiba, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Grumari, Prainha e Barra de Guaratiba.

Aglomeração em bares no Rio de Janeiro
Aglomeração em bares no Rio de Janeiro
Foto: Ana Paula Lima/Arquivo Pessoal (5.mar.2021)