São Paulo, Rio e Brasília: confira o que abre e o que fecha neste 21 de abril

Dinâmica em muitas cidades foi afetada durante o feriado pelas medidas de contingência da Covid-19

Nathallia Fonseca, da CNN, em Sâo Paulo
21 de abril de 2021 às 00:15
São Paulo na fase emergencial do Plano São Paulo
Comércio funcionará com horários especiais nas três capitais
Foto: SABRINA SOUZA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

O feriado nacional de Tiradentes, 21 de abril, contará com uma dinâmica diferente em muitos municípios brasileiros. Isso porque muitas cidades anteciparam feriados como forma de reforçar os planos de contingência da Covid-19.

As capitais São Paulo e Brasília, porém, optaram por manter o dia de folga. Já o Rio de Janeiro, que também conta com o feriado estadual do dia 23 de abril, seguirá uma rotina semelhante ao dos dias úteis. Confira o que muda nos principais setores durante esta quarta-feira. 

São Paulo 

Diferentemente de algumas cidades que também anteciparam o feriado de Tiradentes, além de outras comemorações, na capital paulista a data foi mantida para esta quarta-feira, 21. É importante destacar, porém, que o município vive a fase de transição do Plano São Paulo, o que mantém muitos serviços fechados como forma de conter o aumento de casos da Covid-19, além do toque de recolher entre as 20h e 5h.  

Comércio 

Shoppings, galerias e comércio de rua, embora autorizados pela fase de transição, funcionarão de acordo com as regras de contingenciamento da Covid-19. Ou seja: com horário restrito das 11h às 19h e quantidade reduzida de clientes.

Bancos 

As instituições financeiras não abrem nesta quarta-feira. Por se tratar de um feriado nacional, não haverá expediente nas agências mesmo nas localidades em que o dia da celebração foi antecipado para outra data.

Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking.

Saúde

Algumas unidades de públicas saúde da capital paulista terão horários e funcionamento adaptados ao feriado. As AMAs/UBSs Integradas funcionam das 7h às 19h, sem interferência do feriado. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS), abrem somente para a vacinação contra a Covid-19, das 7h às 19h. Os hospitais, prontos-socorros, Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA) 24h e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionarão normalmente.

As Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS), porém, ficarão fechadas, assim como a Rede Municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids). As AMA Especialidades, Ambulatórios de Especialidade (AE) e os Hospitais Dia, que abrem de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, não atenderão no feriado.

Lazer

Os atendimentos presenciais de todos os espaços culturais da cidade de São Paulo continuam suspensos durante a "fase de transição" do Plano SP. Os parques municipais também seguem fechados ao público até a sexta-feira (23). 

Brasília 

Além do feriado dedicado ao Dia de Tiradentes, em âmbito nacional, o dia 21 de abril também representa a comemoração pelo aniversário de Brasília. Em 2021, a capital do Brasil completará 61 anos. Confira o que vai funcionar na cidade: 

Comércio 

O comércio de rua deve funcionar de maneira reduzida em Brasília, com horário geral das 11h ás 20h. Como forma de evitar a maior circulação de pessoas, porém, o governo do Distrito Federal determinou um escalonamento de horários para a abertura de cada serviço.

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista) os shoppings devem funcionar apenas no período da tarde e noite, entre as 13h e 21h. 

Bancos 

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), "por se tratar de um feriado nacional, não haverá expediente nas agências bancárias" durante a quarta-feira. As áreas de autoatendimento e canais digitais, no entanto, seguirão disponíveis para transações. Contas de consumo como água, gás e energia e carnês com vencimento em 21 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo, na quinta-feira (22).

Saúde

O funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) não serão afetados pelo feriado no Distrito Federal. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que atendem casos mais leves, ficarão fechados. A vacinação contra a Covid-19 está mantida em oito postos apesar do feriado, para conferir quais pontos estarão vacinando, veja aqui.  A aplicação de doses contra a gripe, porém, não acontecerá na quarta-feira. 

As emergências dos hospitais, as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) tipo III funcionarão normalmente. Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também funcionará de forma ininterrupta, podendo ser acionado pelo telefone 192.

Lazer

A maioria dos equipamentos culturais de Brasília, como o Centro Cultural Três Poderes, o Museu de Arte de Brasília e o Memorial dos Povos Indígenas seguirá fechado devido às medidas de contenção da Covid-19. O Jardim Botânico abrirá das 9h às 17h, assim como o zoológico, que funcionará no mesmo horário, com público reduzido. 

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro também comemora duas datas significativas na mesma semana, já que o dia de São Jorge, 23 de abril, também é feriado na capital. Este ano, porém, a prefeitura optou por antecipar as duas celebrações para o mês de março, o que insere esta quarta-feira (21) em uma dinâmica semelhante aos dias úteis.

Comércio 

De acordo com a Fecomércio-RJ, as atividades essenciais que funcionaram durante o fim de março - período que antecipou os feriados - contarão com os dois dias de folga. As demais atividades comerciais devem funcionar normalmente. O horário permitido para as atividades comerciais no Rio de Janeiro, durante a atual fase de restrições é das 10h às 18h. Os shoppings, cujo funcionamento foi autorizado no início deste mês, também deverão funcionar sob as mesmas regras e horários.

Bancos 

Apesar da antecipação do feriado, as agências bancárias não devem funcionar durante o dia 21. Em nota publicada em seu site, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou que "por se tratar de um feriado nacional, não haverá expediente nas agências mesmo nas localidades em que o dia da celebração foi antecipado para outra data".

Ainda segundo a entidade, "as contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 21 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo, na quinta-feira (22)". A sexta-feira (23) contará com funcionamento normal.  

Saúde

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio, a vacinação contra a Covid-19 ocorrerá normalmente tanto no dia 21 quanto no dia 23 de abril. As demais unidades públicas e particulares da capital também seguem o padrão dos dias úteis. 

Lazer

Bares, lanchonetes e restaurantes funcionam exclusivamente para clientes sentados às mesas das 10h até as 21h, de acordo com as regras para conter a Covid-19. Cinemas e teatro funcionam das 12h às 21h, de acordo com cada programação. 

Os pontos turísticos mais visitados da cidade também seguirão o funcionamento permitido na quarta e na sexta-feira. A prefeitura informa que as visitas ao pão de açúcar serão permitidas das 12h às 19h, e ao Cristo Redentor, das 12h às 17h.

(Com informações da Agência Estado).